Skip to content
PUBLICIDADE

INSS iniciará prova de vida por biometria facial

PUBLICIDADE

A partir desta quinta-feira, em todo o país, serão realizados testes para a prova de vida, que poderá ser feita por biometria facial para os seus beneficiários. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá iniciar esse projeto-piloto, que é em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD), com o Ministério da Economia e a Dataprev.

Os contatos para esse procedimento 

Todos os contatos para a realização de prova de vida pelo INSS, que será feita por biometria facial e nessa fase de testes, será feito pelo próprio Instituto, por intermédio de mensagens que serão via SMS pelo 280-41 ou ainda por e-mail. Os que forem contatados, precisarão ainda de baixar o aplicativo ´´Meu INSS“ e acessar o site ´´Meu gov.br“.

PUBLICIDADE

Os beneficiários também deverão utilizar a câmera, que é a do seu celular, para que seja feito o reconhecimento facial, para ser comparado com a base de dados que é a do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O INSS também assegura que, depois de todos os resultados do projeto piloto e de aprimoramentos, ele será validado para todos.

Quem não tiver smartphone

PUBLICIDADE

Para os beneficiários que não tenham um celular moderno, que deverá ter uma câmera que é frontal, com acesso a internet, poderão continuar a realizar o procedimento de forma presencial, nas agências que são bancárias, logo que, a suspensão for revogada. Os beneficiários que não forem convocados para participarem desse projeto piloto, não serão prejudicados.

Como está sendo feito a prova de vida atualmente

Atualmente, a prova de vida é feita com o beneficiário se dirigindo até uma agência bancária, a qual recebe o seu benefício pelo INSS. O serviço de prova de vida está suspenso presencialmente e devido à pandemia do Coronavírus. É obrigatória essa prova de vida para todos os beneficiários e que recebem esse benefício por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.

É uma comprovação que deve ser feita todos os anos e para que sejam evitadas as fraudes, por meio de pagamentos que são indevidos. Se houver dúvidas ligue para o número 135, que é o telefone oficial do INSS.