Skip to content

Fique por dentro do novo calendário do PIS/PASEP para todas as faixas etárias

O Banco do Brasil, juntamente com a Caixa Econômica Federal, anunciou um novo calendário de saques do PIS/PASEP, para todas as faixas etárias, tendo seu início no final do mês de junho. Esse anúncio cumpre aquilo que foi determinado pela sanção de uma medida provisória elaborada pelo presidente Michel Temer.

PUBLICIDADE

Anteriormente, Temer já havia feito a liberação para o saque do benefício para os cidadãos que possuíssem 60 anos ou mais, ao final do ano passado. Com essa medida recente, agora os trabalhadores de todas as faixas etárias podem sacar as cotas dos fundos do benefício em questão.

Todos os indivíduos que trabalharam com carteira assinado no período situado entre os anos de 1971 e 1988 poderão sacar suas cotas até a data de 28 de setembro desse ano. A previsão é de que o novo espectro de idade atinja por volta de 25 milhões de pessoas, alcançando um total de aproximadamente 39,2 bi. O volume de dinheiro liberada constitui-se em 0,55% do PIB brasileiro.

O desejo do governo é que essa ação seja capaz de injetar pelo menos 39,5 bi na economia.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, nessa primeira fase algo em torno de 2,9 milhões de pessoas tiveram direito a sacar as cotas do PIS. O valor existente para esse período ultrapassou 4 bi, até a data de 29 de junho.

No que se refere ao Banco do Brasil, 2,7 milhões de pessoas que possuem cotas do PASEP, tendo menos de 60 anos de idade, terão acesso a 5,61 bi.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que a Caixa Econômica Federal toma conta do fundo para os trabalhadores pertencentes ao setor privado. Os funcionários públicos tem seus fundos cuidados pelo Banco do Brasil, que ainda não fez a divulgação das datas dos saques.

Aqueles que possuírem contas nas duas instituições bancárias receberão o dinheiro nas mesmas. Para quem não possui, é necessário efetuar o saque.

É interessante salientar que a cota do PIS é um benefício distinto do abono salarial, benefício pago anualmente a uma porcentagem de trabalhadores. Quem já realizou a cota na aposentadoria não pode mais sacar nada referente ao PIS esse ano.

Para quem não sacou sua cota do PIS em 29 de junho, os respectivos valores receberão correção em julho e poderão ser sacados até 28 de setembro.

Calendário de saques do PIS/PASEP pela Caixa Econômica

Idades a partir de 57 anos – recebem o benefício de 18/06/2018 a 29/06/2018

Pagamentos suspensos no período de 30/06/2018 a 07/08/2018

Crédito em conta para pessoas que possuem conta corrente da Caixa de todas as faixas etárias – 08/08/2018

Atendimento nas Agências da Caixa para todas as faixas etárias – 14/08/2018 a 28/09/2018

Calendário de saques pelo Banco do Brasil

Idade a partir de 57 anos – poderão sacar o benefício diretamente nas agências bancárias até 29/06/2018

Suspensão dos pagamentos no período de 30/06/2018 a 07/08/2018

Crédito em conta para pessoas com conta corrente no Banco do Brasil, de todas as idades – 08/08/2018

Trabalhadores de todas as faixas etárias e que não são correntistas – poderão sacar até 29/09/2018 nas agências bancárias.

Como fazer para sacar o PIS/PASEP

Para quem se enquadram no requisito de idade da medida provisória e possuam conta corrente em um dos bancos, o valor cairá diretamente na conta.

Para aqueles que não são correntistas, é preciso levar consigo um documento de identificação com foto e o número do NIS, que consta na Carteira de Trabalho.