Hoje a famosíssima cantora Madonna, classificada como a Rainha do Pop, completa 60 (e muito bem vividos) anos de idade. E para deleite dos fãs e admiradores, ela continua na mais plena atividade.
Sua atual turnê, nomeada como MDNA tem dado muito pano para manga pelos locais onde ela passa (como é de se esperar da diva).
Esse ano Madonna completa 36 nos de carreira e ela permanece como sendo a maior artista feminina da música pop de toda a história.
A cantora sempre causou inúmeras polêmicas, a tal ponto dessa ser considerada como uma marca registrada sua. Além de suas músicas, Madonna impactou e impacta também com os seus clipes lançados no decorrer de todos esses anos de carreira.
Ela inspirou e ainda inspira muita gente, famosa ou não. Lady Gaga por exemplo é uma delas.
Recentemente, além de seu trabalho como artista, Madonna tem marcado presença na mídia por sua luta, sua militância enquanto mulher e mais recentemente enquanto uma mulher mais madura, com mais idade.
Não há quem nunca tenha ouvido falar de Madonna. De todo modo, falaremos adiante um pouco mais sobre a vida e obra dessa verdadeira e impagável diva.
Pequena biografia de Madonna
Madonna Louise Ciccone nasceu na cidade de Bay City, no estado de Michigan, no dia 16 de agosto de 1958. Ela possui o mesmo nome de sua mãe, Madonna Louise Ciccone (nascida Fortin), que era de ascendência franco-canadense, e seu pai, Silvio Antonio Ciccone, é um americano filho de pais italianos.
Ela aprender a cuidar de si própria e ajudou a cuidar de seus irmãos. Madonna tinha comportamentos daqueles que eram supostamente esperados de uma garota comum, mas, por outro lado, era estudiosa e tinha notas elevadas.
Ela chegou a começar o curso de dança na Universidade de Michigan, mas acabou abandonando o mesmo e partindo para Nova York, onde teve diferentes trabalhos, até chegar a ser dançarina e um músico e posteriormente iniciar a carreira na música como cantora.
Os hits de Madonna
Listamos abaixo alguns dos maiores hits da carreira de Madonna:
- Material Girl
- Like a Virgin
- Like a Prayer
- Holiday
- Ray of Light
- 4 minutes (feat Justin Timberlake(
- Give it 2me
- Hung Up
- Sorry
- American Life
- Die Another Day
- Music
- Beautiful Stranger
- Hollywood
- Girls Gone Wild
- Bitch I’m Madonna
- Vogue
Os polêmicos clipes
- “Human Nature”
O clipe é recheado de elementos relacionados ao sadomasoquismo e a bondage, contendo inclusive uma cena onde Madonna aparece amarrada em uma cadeira, enquanto homens e mulheres acariciam-na.
- “Girl gone wild”
Há uma mistura de referências religiosas com conteúdo sexual, além de corpos masculinos em shorts apertados e um visual todo arrojado para a cantora.
- “Justify my love”
No referido vídeo, Madonna simula atos sexuais e masoquistas com homens e mulheres em um quartinho de hotel.
- “American Life”
A primeiríssima versão desse clipe acabou sendo vetada, por conter uma considerável variedade de pessoas feridas em combater com armas, em cenas reais ou de ficção. Era época de invasão ao Iraque, o que impactou ainda mais.
- “Like a Prayer”
Esse é um dos clipes mais polêmicos de todos da carreira da artista. E não é para menos: Madonna aparece nele entrando em uma igreja, observando-se com as chagas de Cristo nas mãos, sonha que está fazendo amor com um santo católico negro e dança diante de cruzes pegando fogo.
A polêmica foi tão intensa que a Pepsi, que havia assinado um contrato com ela para ela ceder a música para uma campanha publicitária, desmanchou o acordo assim que o clipe foi lançado.
Além disso, o clipe causou o maior frisson também no Vaticano. Tanto foi que o papa João Bento II baniu a cantora da Itália.