Na noite desta sexta-feira (2), o Brasil recebeu uma notícia que ninguém esperava, o ator e comediante Paulo Gustavo teve uma piora considerável em seu estado de saúde.
Paulo Gustavo foi internado no último dia 13 de março ao apresentar complicações causadas pela Covid-19. No último dia 21 de março seu quadro de saúde se agravou e ele precisou ser intubado, informações do hospital e da família do ator davam conta de que ele estava melhorando.
Infelizmente, nesta sexta-feira, Paulo Gustavo precisou ser colocado em um aparelho conhecido como ECMO, para dar suporte à vida de pacientes graves.
Como funciona a ECMO?
Este equipamento funciona como um coração e pulmão artificiais para dar suporte a vida para pacientes que estão com os órgãos comprometidos. A ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), é um equipamento muito complexo e infelizmente seu uso tem sido cada vez necessário por causa dos pacientes que estão ficando cada vez mais graves por causa da Covid-19.
A ECMO é usada em pacientes de todas as idades, desde os recém-nascidos a idosos em estado grave. Este equipamento possibilita que pacientes graves de Covid-19 que tiveram a função dos pulmões seriamente comprometidas tenham mais tempo para se recuperar.
“A ECMO funciona como um pulmão adicional para pacientes com covid-19 cuja função pulmonar foi muito reduzida, e possibilita que o paciente tenha tempo e condição clínica para se recuperar”, afirmou Celso Freitas, diretor médico da LivaNova, empresa especializada em tecnologia médica.
Quais as vantagens que a ECMO oferece ao paciente?
- Equilibra a circulação deixando-a mais rápida e eficiente;
- Permite que o pulmão e o coração descansem para ter maior chance de recuperação;
- Permite que o paciente receba a hemodiálise ou que passe por outros procedimentos cirúrgico mesmo estando atrelado a ECMO.
Riscos da ECMO aos pacientes:
- Hemorragia;
- Infecções;
- Embolia;
- AVC.
Via: uol.com.br