Matheus Macedo Campos, uma criança de apenas 11 anos de idade, morreu vítima de uma parada cardiorrespiratória causada por uma descarga elétrica. O menino chegou a ser socorrido, mas não resistiu e teve a morte declarada no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo.
De acordo com familiares, o menino estava na varanda com primos quando recebeu a descarga. Matheus estava brincando com um aparelho celular e familiares acreditam que as crianças estavam com vários telefones conectados a um benjamim.
Ainda de acordo com informações da família, Matheus estava deitado sobre uma toalha no chão no momento em que foi eletrocutado. Os outros primos não receberam a descarga elétrica. O menino foi socorrido na hora.
A família acionou o Samu, mas antes da chegada da ambulância decidiram levar o menino para o hospital em um carro particular. Em uma esquina, a família encontrou a ambulância e fizeram a transferência do menino.
Na ambulância, os socorristas conseguiram reanimar a criança e fazer seu coração voltar a bater. No hospital, no entanto, Matheus sofreu uma nova parada e os médicos não conseguiram reanimá-lo.
O caso alerta para os riscos de descargas elétricas em períodos chuvosos. O uso de aparelhos conectados a tomada é desencorajado. A Anatel também alerta sobre o uso de carregadores piratas, não homologados, o que aumenta o risco de acidentes.
O uso de adaptadores, os populares “benjamins”, também pode aumentar os riscos de acidentes associados a descargas elétricas.
Via: g1.globo.com