Quando o assunto é divas do pop, é simplesmente impossível não citar Beyoncé. Ela é uma das mais cultuadas e talentosas representantes femininas da música atual, sendo um verdadeiro ponto de referência para muita gente.
Hoje, dia 4 de setembro de 2018, Beyoncé Giselle Knowles-Carter, conhecida como Beyoncé ou, como alguns fãs chamam carinhosamente, Queen B ou apenas Bey, completa 37 anos de idade.
Essa poderosíssima e brilhante virginiana é detentora de inúmeros sucessos, não só com relação às músicas em si, mas aos clipes dessas músicas, muitos deles verdadeiramente icônicos.
Ela é atualmente artista feminina mais bem paga do planeta. Conquistou mais de 500 prêmios no decorrer de sua carreira. Possui 7 álbuns que fizeram um sucesso gigantesco e gravou com vários outros artistas famosos.
É casada com o rapper e empresário Jay-Z e é mãe de Blue Ivy e dos gêmeos Rumi e Sir Carter.
Nessa comemoração do aniversário da querida Queen B, relembre alguns sucessos da cantora, entre músicas, apresentações, álbuns e clipes.
Single Ladies
Não é preciso nada muito rebuscado e cheio de firulas para um clipe fazer sucesso. Uma música animada e divertida, um figurino básico e um fundo branco é o bastante.
Essa é a fórmula essencial do clipe Single Ladies, um dos mais icônicos de toda a carreira da cantora. Nele, ela e mais duas mulheres, usando um collant preto, em uma imagem preto e branco, fazem uma dancinha.
Sem falar que a música em si se tornou um verdadeiro hino, não só por seu ritmo contagiante, mas por conta de sua letra fabulosa.
Apes**t
Um dos sucessos mais recentes da cantora, Apeshit trata-se na verdade de um trabalho em conjunto com Jay-Z, em uma espécie de grupo composto por ambos chamado The Carters.
Esse clipe, que ganhou alguns prêmios recentemente, é uma obra-prima e um dos marcos da atitude mais combativa que Beyoncé vem apresentado nos últimos tempos, dentro da perspectiva do movimento negro.
Tanto na letra, quanto no clipe, Bey e Jay-Z tecem críticas ao racismo institucionalizado no mundo das artes e entretenimento e do quanto é possível notar que as produções artísticas são valorizadas, em detrimento dos artistas negros, explicitando assim a discriminação.
Formation
Formation é uma das obras musicais de Beyonce onde ela exerce de maneira intensa e fortíssima a sua politização e se caracterizou como uma afirmação do movimento negro nos EUA e uma dura e mais do que correta crítica contra o racismo estrutural por lá. Nele ela mostra o seu orgulho de suas raízes negras.
Lemonade (álbum
O álbum Lemonade de Beyoncé é um dos mais importantes de sua carreira e da música. Expressivamente experimental, diferente e muito bem construído, é o álbum mais político da cantora, com uma enorme relevância cultural e social.