Skip to content
PUBLICIDADE

Sonia Abrão causa polêmica com foto nas redes sociais: ‘black is beautiful’

PUBLICIDADE

Sonia Abrão queria demonstrar apoio a causa antirracista, mas errou em sua manifestação e acabou sendo criticada por isso. A apresentadora vestiu uma peruca black power para demonstrar apoio a João Luiz, mas não se atentou ao conceito de apropriação cultural.

Na legenda da foto, reforçando sua intenção, Sonia escreveu “black is beautiful” (em português, preto é lindo). Um seguidor ainda questionou se aquilo não seria apropriação, ao que a própria apresentadora respondeu: “não, é homenagem”.

PUBLICIDADE

Apesar da afirmação da apresentadora, não foram poucos os internautas que viram problema na foto. O principal argumento, em geral, é o de que você não precisa vestir uma peruca para demonstrar apoio a causa.

PUBLICIDADE

A frase poderia ter sido ilustrada justamente por alguma pessoa preta da qual Sonia fosse fã, ou admirasse, como exemplo de “preto é lindo”. Além disso, tanto nos Estados Unidos, como no Brasil, existe por anos a discussão do “blackface”.

De forma geral, a atitude de Sonia Abrão acabou sendo problemática de diversas maneiras. Várias pessoas tentaram explicar, mesmo nos comentários, porque aquele tipo de fotografia não serve de homenagem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sonia Abrão (@soniaabrao)

Hoje pela manhã, horas após a publicação, a apresentadora ainda mantinha a foto em seu feed. Sonia já por diversas vezes se manifestou contra o racismo e, mesmo recentemente em seu programa, discutiu com o colega de palco em defesa da mágoa sofrida por Camilla de Lucas, em meio a toda a situação envolvendo João Luiz. No entanto, dessa vez, Sonia errou.

Via: noticiasdatv.uol.com.br