Skip to content

Vergonha!Fernandinho recebe ataques racistas após jogo do Brasil com a Bélgica

Após o jogo de ontem, dia 06/07, do Brasil com a Bélgica, no qual a seleção brasileira perdeu por 2 a 1, sendo um gol contra, cometido por Fernandinho, o jogador recebeu uma série de ataques racistas em sua conta no Instagram.

PUBLICIDADE

O clima após a derrota do Brasil era de muita decepção, frustração e tristeza por parte dos torcedores, que sonhavam com o hexacampeonato. Contudo, uma lamentável e considerável quantidade de torcedores extrapolaram qualquer limite do razoável e de humanidade e começaram a destilar ódio e preconceito contra Fernandinho.

Muitos torcedores fizeram inúmeros comentários racistas nas redes sociais de Fernandinho, como Facebook, Twitter e Instagram.

Fernandinho, que joga com a camisa 17, foi o responsável por abrir o placar fazendo um gol contra, após a cobrança de escanteio da Bélgica, além também de ter errado diversos passes. Por conta disso, tem sido execrado na Internet com ofensas e xingamentos de caráter pessoal e comentários muito pesados, chegando até mesmo receber ameaças de morte.

PUBLICIDADE

A situação chegou a tal ponto que o jogador se viu forçado a desativar os comentários do Instagram, de tantos que foram os ataques. Mesmo assim, o nome de Fernandinho continua em primeiro lugar nos chamados Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter.

Os ataques incluem até mesmo a confecção de memes sobretudo pelo fato do jogar também ter participado da Copa do Mundo de 2014, mais especificamente no famigerado jogo do 7 a 1 contra a Alemanha e nessa Copa, por mera coincidência, Fernandinho usou a camisa de número 17.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas apontaram o jogador como o grande culpado pela derrota do Brasil. Não contentes em atacar Fernandinho, torcedores preconceituosos e raivosos partiram para cima da mãe de Fernandinho nas redes sociais dela. Glenda Koslowski acabou até mesmo chorando ao vivo, ao mostrar todo o sentimento de tristeza e preocupação da mãe do jogador.

Apoio e solidariedade a Fernandinho

Felizmente, a despeito dos ataques racistas e de ódio recebidos por Fernandinho, muitas pessoas também prestaram apoio e ajudaram a defender o jogador contra todos os comentários ofensivos.

Diversos torcedores resolveram se manifestar nas redes sociais e repudiar todas as mensagens e comentários preconceituosos que o jogador da seleção brasileira recebeu.

Entre famosos e comuns, um contingente expressivo de brasileiros prestaram solidariedade ao jogador.

Muitos lamentaram as declarações racistas e agressivas, expressando o quanto eram desnecessárias e descabidas. Entre as inúmera mensagens de apoio e de críticas aos racistas, diversas delas clamaram pela razão e apontando a incoerência e hipocrisia dos agressores.

O que fazer ao ver comentários racistas nas redes sociais?

Uma informação para quem deseja ajudar a combater essa onda de ódio e racismo contra Fernandinho e Gabriel Jesus, é, além de denunciar os comentários para as redes sociais em questão, é efetuar prints dos mesmos e encaminhar denúncias para as empresas que empregam os discriminadores.

Vale lembrar que, de acordo com a Lei nº 7.716 de 05/01/1989, racismo é crime inafiançável no Brasil, passível de prisão. As páginas ou contas responsáveis pela propagação de declarações de cunho racista podem ser denunciadas e tiradas do ar.