Traficantes impediram agentes públicos de saúde de aplicar vacinas na população do bairro Jorge Teixeira, situado na Zona Leste da cidade de Manaus (AM). A região é uma das que possui o maior contingente de casos da doença e os traficantes fizeram várias ameaças aos agentes, fazendo com isso que eles não conseguissem imunizar as pessoas daquela área. A capital do Amazonas chegou ao ponto de decretar estado de emergência por causa da epidemia de sarampo.
Por essa razão, a polícia deu início a uma operação no local, com direito a montagem de barricadas.
Manaus já registrou um número superior a 400 casos de sarampos, todos confirmados, desde o mês de março desse ano, além também da morte de um bebê de 7 meses de idade.
Desde o começo dessa semana, por volta de 900 agentes trabalharam nas ruas para efetuar a aplicação das doses de vacina.
De acordo com informações concedidas pela prefeitura de Manaus, os traficantes fecharam duas ruas e não permitiram que os agentes de imunização continuarem com a varredura vacinal nas casas em uma das regiões com a maior quantidade de casos da doença. O trabalho se encerrou em torno das 19h da quarta-feira, dia 18, uma hora antes do que estava previsto. A Polícia Civil irá investigar esse fato.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) disse que a Polícia Militar e policiais pertencentes a Secretaria Executiva Adjunta de Operações se deslocaram até o bairro Jorge Teixeira, na área onde se soube da existência de ameaças, para a realização de uma varredura na noite do mesmo dia.
Os agentes de saúde que estavam presentes no local não confirmaram o ocorrido para os policiais militares. Apenas depois de contatar o respectivo gerente do Distrito de Saúde é que foram confirmadas as denúncias, sem maiores detalhes. Vale salientar também que, no começo dessa semana, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança Pública, está se comunicando com a Semsa para dar apoio e proporcionar segurança para as equipes de imunização em um trabalho que engloba os comandos de policiamento militar de cada uma das áreas da cidade.
A SSP solicita que as pessoas colaborem fazendo as denúncias desses atos criminosos através do telefone 181. A denúncia é feita de forma anônima, a ligação é completamente gratuita e o atendimento é fornecido 24 horas por dia.
A operação começou com barricadas nas ruas. Os motoristas tem sido abordados e os veículos tem recebido vistoria. A ação abrange policiais da Seaop, grupo Fera, Força Tática, Rocam, COE e Detran.
A tarefa dos agentes de saúde no bairro Jorge Teixeira deve ser retomada na tarde dessa quinta-feira, dia 19 de julho.
A questão do sarampo em Manaus
O número de casos confirmados de sarampo na cidade de Manaus teve um novo aumento, superando a marca de 317 e indo para 444, conforme dados do boletim epidemiológico divulgado na tarde da segunda-feira, 16 e julho, pela Secretaria Municipal de Saúde.
No começo de julho, a Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência e anunciou que havia a intensificação da vacinação na cidade. Residências, comércio e escolas passaram a receber visitações de agentes de saúde.