Skip to content

Resgate de treinador e meninos presos em caverna na Tailândia começa agora

Teve início agora na madrugada desse domingo (dia 08, horário do Brasil, manhã na Tailândia) a operação para o resgate de 12 garotos, contendo eles entre 11 e 16 anos e o treinador de futebol deles, que estão presos há 15 dias em uma caverna inundada em um distrito com nome de Chiang Rai.

PUBLICIDADE

Fique de olho em como funcionará a operação:

  • A referida operação de resgate começou as 10 horas (no horário da Tailândia, madrugada em território brasileiro);
  • Eles serão tirados para fora da caverna em quatro grupos diferentes – um dos grupos contendo 4 pessoas e os demais grupos possuindo 3 indivíduos.
  • Cada garoto será devidamente acompanhado por dois mergulhadores cada um. Nos trechos da caverna onde há a inundação, eles utilizarão uma máscara facial para poder respirar. Para facilitar a saída do grupo, haverá uma corda para servir como guia no trajeto;
  • O caminho a ser percorrido a partir do local onde os garotos estão até a entrada da caverna levará pelo menos 5 horas.
  • A estimativa de duração do resgate é de algo em torno de 4 dias.

Narongsak Osatanakorn, o então governador da província de Chiang Rai, disse que 18 mergulhadores, sendo que 13 deles são especialistas internacionais e os outros 5 são mergulhadores tailandeses com muita experiência, adentraram na caverna e começaram uma empreitada de 6 horas até o local onde se encontra o grupo de meninos, que estão isolados cerca de 4 km da entrada da montanha.

A operação de resgate é considerada perigosa e bastante complexa, podendo ter uma duração de até 4 dias.

PUBLICIDADE

Os detalhes do resgate

O trajeto de volta deve começar com 4 meninos, informou um jornal local, o “Bangkok Post”. Ainda segundo o tal jornal, depois desse grupo de 4 meninos, dois grupos portando 3 meninos cada vão sair da caverna.

Por fim, um último grupo, contendo o treinador e mais 2 meninos serão retirados da galeria subterrânea. A estimativa é que o primeiro grupo saia da caverna até o período da noite, em horário da Tailândia.

PUBLICIDADE

O governo da Tailândia publicou um gráfico especificando todas as minúcias de como cada garoto será resgatado. Dois mergulhadores irão acompanhar cada garoto, que por sua vez utilizarão uma máscara no rosto enquanto são devidamente guiados com ajuda de uma corda pelas respectivas passagens.

Dado que são 18 mergulhadores no interior do local, supõe-se  que alguns deles terão que fazer mais de uma vez o trajeto. O governo tailandês não explanou muito bem essa ação.

A operação de resgate não é toda feita debaixo d’água, nas partes onde a referida galeria sofreu inundações. Com o auxílio de um bombeamento contínuo de água para fora do recinto, alguns trechos que antes estavam totalmente inundados poderão ser realizados caminhando, conforme afirma o governador Osatanakorn.

Equipes médicas estão há 3 dias fazendo os preparativos para a recepção do grupo.

Uma vez que o nível da água reduziu expressivamente nas últimas horas, o governador Narongsak Osatanakorn tem demonstrado uma postura bastante otimista e acreditando que talvez a operação de resgate de todos os meninos e o treinador possa levar 2 dias e não 4, conforme foi estipulado anteriormente.

Está ocorrendo uma transmissão ao vivo do resgate por alguns canais da mídia.