Skip to content
PUBLICIDADE

Justiça do Trabalho condena dono de fazendo a pagar multa de 6 milhões de reais por trabalho escravo no MT

PUBLICIDADE

A Justiça do Trabalho condenou a Fazendas Reunidas – Santa Laura de Vicuña, situada na cidade de Nova Santa Helena, a 622 km de Cuiabá, a dar R$ 6 milhões em danos morais coletivos por sujeitar dezenas de trabalhadores a condições análogas à escravidão.

Condição na qual trabalhadores viviam foi flagrada por uma equipe da Justiça do Trabalho — Imagem: MPT-MT/Assessoria

A equipe de reportagem do portal G1 tentou, porém não conseguiu conversar com a defesa dos donos da fazenda.

A condenação abrange, além da fazenda da qual 23 pessoas foram resgatadas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho em julho de 2017, outras duas empresas e sete integrantes da mesma família.

PUBLICIDADE

Este se constituiu no quinto resgate de trabalhadores em propriedades pertencentes ao mesmo grupo familiar. Os resgates precedentes aconteceram na Fazenda Vale do Juruena e na Fazenda Santa Luzia, localizadas na cidade de Nova Bandeirantes, a 980 km de Cuiabá. As cinco fiscalizações realizadas culminaram em 324 trabalhadores resgatados, de acordo com dados do Ministério de Trabalho e Emprego.

Detendo uma proporção de 50 mil hectares, a Fazenda Santa Laura de Vicunã tem no seu escopo de atividades a criação de gado e lavoura e, segundo provas anexadas ao processo judicial, subjugou mais de duas dezenas de indivíduos a condições deploráveis, dentre elas um adolescente de 17 anos de idade, uma trabalhadora grávida de oito meses e uma criança com um ano e meio. Todas essas pessoas sofriam exposição a riscos de contaminação pela carência de água potável e de um banheiro, utilização de agrotóxicos e destinação inapropriadas de suas embalagens e de todo o lixo gerado no local, que era jogado fora em áreas próximas de onde as pessoas estavam alojadas. As condições do alojamento foram classificadas como subumanas.

PUBLICIDADE

Ao efetuar um relatório sobre o que viu no decorrer da fiscalização na fazenda, a agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que fez o acompanhamento da ação afirmou, com toda a experiência de quem já havia tido participação em vistorias de diversos estabelecimentos rurais, que aquela foi, de longe,a a pior situação flagrada “em relação ao tratamento dispensado pelo empregador em relação aos empregados, especialmente considerando o grande porte da fazenda”. Ao todo, nesse dia, foram lavrados 60 autos de infração.

O caso foi parar na Vara do Trabalho de Colíder, a 648 km de Cuiabá, no mesmo mês em que ocorreu o resgate dos trabalhadores, por intermédio de uma ação civil pública ajuizada pela Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), pertencente ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

Ao anunciar a sentença esta semana, o juiz Mauro Vaz Curvo relatou ao menos 30 situações de degradação da vida humana devidamente comprovadas, dentre as quais podemos citar: a frequente carência de água no alojamento, que ficavam seca por vários dias a fio, e o fato de que os próprios trabalhadores eram obrigados a comprar seus instrumentos de trabalho, como chapéu, bota e assim por diante.

Além disso, evidenciou igualmente que o único banheiro presente no local não estava funcionando; as bombas utilizadas para a aplicação de venenos e embalagens ficavam largadas pelo quintal; a utilização de roupa  comum do dia a dia na aplicação de agrotóxicos, roupas essas que eram lavadas juntamente com as demais; o combustível para acionar o grupo gerador de energia era bancado pelos próprios trabalhadores; 12 pessoas dormiam em um minúsculo quarto e em camas improvisadas e a comida era guardada sem refrigeração.

“A situação desumana a qual foram submetidos os trabalhadores resgatados se torna ainda mais grave, pois os proprietários da fazenda tinham pleno conhecimento dos fatos, tanto é que o gerente da fazenda disse em seu depoimento que ‘já havia visto a condição em que os trabalhadores viviam e estava incomodado com a situação’ e que o proprietário ‘já estava ciente da situação'”, frisou.