Skip to content

Amarelinha é a camisa de estreia da Seleção contra a Suíça

jun 15, 2018
ensaio neymar selecao camisa amarela

Com estreia marcada para o próximo dia 17 de junho (domingo) contra a Suíça, às 15 horas, a Seleção Brasileira já definiu qual será o uniforme oficial da estreia. A camisa escolhida é a tradicional amarelinha, presente em praticamente todos os jogos da seleção pelas copas.

O restante do uniforme é marcado pelo calção azul e meias brancas. Já as chuteiras e outros adereços ficam por conta dos jogadores e de seus patrocinadores, desde que respeitem as regras do futebol.

A Suíça, primeiro adversário do Brasil na Copa da Rússia, entra com seu uniforme tradicional, camisas vermelhas, calção branco e meias vermelhas.

PUBLICIDADE

Uniforme Azul

Usado poucas vezes durante as Copas do Mundo, o uniforme do segundo jogo da Seleção também está decidido e será todo azul. O jogo acontece na próxima sexta feira, dia 22 de junho, às 09h00 contra a Costa Rica. Ela por sua vez entrará em campo com o uniforme branco.

A decisão de usar Azul em uma partida onde o adversário não usa amarelo não foi divulgada.

No jogo contra a Sérvia, que acontece no dia 27 de junho (quarta-feira) a Seleção Brasileira volta a jogar de canarinho, com o uniforme tradicional, onde a Sérvia entrará em campo com seu uniforme vermelho.

PUBLICIDADE

Os goleiros do Brasil irão entrar em campo com o uniforme verde em todos os três jogos.

A amarelinha é tradição

A tradição de usar o uniforme amarelo na partida de estreia vem sendo mantida desde a Copa de 1954, quando em 1958 a seleção acabou trazendo o primeiro título mundial em campo.

Antes deste período o uniforme branco e o azul eram utilizados mais do que a camisa amarelinha. Estes se tornaram os equipamentos principais da equipe, presente em todos os cinco títulos da seleção.

Desde 1954 as estreias são feitas com a camisa amarela, porém a combinação com os calções azuis e as meias brancas, deixou de ocorrer em duas ocasiões. Uma num Brasil e Espanha na Copa de 1986, quando a seleção entrou em campo com o calção branco e outra partida em 2006 contra a seleção da Croácia, quando entrou em campo com meião azul.

A última vez que o Brasil entrou em campo com o uniforme azul foi na derrota por 2×1 sobre a Holanda em 2010, quando o Brasil acabou sendo eliminando daquele mundial. A esperança é que o uso da camisa azul contra a Costa Rica, não traga também outro resultado negativo.

A última vez que o Brasil usou a camisa azul em campo na fase de grupos (a primeira fase) da Copa, foi em 1994, quando jogou contra a Suécia, país que também tem o uniforme amarelo. Na ocasião porém o uso do segundo uniforme, acabou “ajudando” na conquista do tetra pela seleção.

O jogo do Brasil será transmitido por diversos canais de esportes e pela Rede Globo.