Skip to content
PUBLICIDADE

EUA querem ‘mudança de regime’ no Irã: Rouhani

PUBLICIDADE

(Por Reuters)

Os Estados Unidos estão buscando uma “mudança de regime” no Irã, disse o presidente Hassan Rouhani no domingo, acrescentando que a atual administração dos EUA é a mais hostil que a República Islâmica enfrentou em suas quatro décadas.

Reprodução/ REUTERS/Lisi Niesner

As tensões aumentaram entre o Irã e os EUA depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, retirou-se de um acordo multilateral sobre o programa nuclear iraniano em maio.

PUBLICIDADE

“Nos últimos 40 anos, não houve uma equipe mais rancorosa do que a atual equipe do governo dos EUA em relação ao Irã, aos iranianos e à República Islâmica”, disse Rouhani em um discurso transmitido pela TV estatal.

“Houve uma época em que havia uma pessoa que tinha inimizade. O resto foi moderado. Agora … os piores se reuniram em torno uns dos outros ”, acrescentou em um discurso que marca o início do ano acadêmico na Universidade de Teerã.

PUBLICIDADE

Rouhani acusou os americanos de usar a guerra psicológica e econômica e questionar a legitimidade da República Islâmica.

“Reduzir a legitimidade do sistema é seu objetivo final. Quando eles dizem se livrar, mudança de regime em suas próprias palavras, como a mudança de regime acontece? Através da redução da legitimidade, caso contrário, um regime não muda ”

Ele usou a expressão inglesa “mudança de regime” para enfatizar seu ponto.

Washington reintroduziu medidas contra o comércio de moeda, metais e setores automotivos do Irã em agosto.

Com restrições dos EUA sobre as exportações de petróleo do Irã, que devem entrar em vigor no próximo mês, alguns iranianos temem que seu país esteja entrando em uma crise econômica que pode ser pior do que no período de 2012 a 2015, quando enfrentou grandes sanções.

O vice-presidente Eshaq Jahangiri minimizou o impacto das restrições planejadas. O Irã conseguiu encontrar novos parceiros para comprar seu petróleo, apesar de alguns países terem parado de comprar, disse Jahangiri no domingo, de acordo com a Republic of Iran Broadcasting (IRIB).

“A América certamente não será capaz de reduzir as exportações de petróleo do Irã a zero”, disse ele.

A América acha que a Arábia Saudita pode substituir esse petróleo. Mas agora o petróleo do Irã atingiu mais de US $ 80 e, com metade das exportações anteriores, teremos a mesma receita de antes ”, acrescentou em comentários no site da IRIB.