Skip to content
PUBLICIDADE

Direitos políticos de Garotinho são suspensos por 8 anos pela justiça

anthony garotinho direitos de governo negado
PUBLICIDADE

Garotinho, famoso por suas atuações políticas no estado do Rio de Janeiro e que seria pré-candidato ao Governo do Rio nas próximas eleições de outubro, teve todos os seus direitos políticos suspensos pela Justiça brasileira, por um período de oito anos, impedindo inclusive o avanço na candidatura deste ano.

A decisão de suspender os direitos políticos de Anthony Garotinho, partiu do desembargador Ricardo Cardoso, que trabalha na 15ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). O comunicado foi feito ao Conselho Nacional de Justiça neste último dia 27 de julho.

O que determinou a justiça?

Anthony Garotinho será incluso no cadastro nacional de condenados por atos de improbidade administrativa, onde acaba se tornando inelegível.

PUBLICIDADE

A decisão foi com base na acusação do desvio de R$ 243 milhões da Secretaria Estadual de Saúde, nos anos de 2005 à 2006, período em que apesar de não estar a frente da política do Rio, sua esposa, Rosinha Matheus, era a governadora do estado.

Defesa de Garotinho

Garotinho deu um pronunciamento onde relata que o julgamento do Tribunal de Justiça está bem estranho e polêmico. Seus advogados afirmaram que ele foi julgado sem a presença de um advogado, caracterizando um cerceamento de defesa. A condenação de Ricardo Cardoso não possui um efeito imediato, pois a ação ainda não foi transitada, o que permite que a defesa possa entrar com um recurso, algo que já está em andamento.

PUBLICIDADE

O recurso é muito importante, pois Garotinho já anunciou a sua pré-candidatura ao Governo do Rio de Janeiro, através do Partido Republicano Progressista (PRP). O anúncio oficial foi feito no último dia 11 de julho, porém a partir deste caso, o partido irá realizar uma convenção a partir do próximo dia 05 de agosto, para definir se segue ou não com Anthony Garotinho como pré-candidato ao Governo do Rio nas eleições de 2018.

Garotinho é candidato a Governador do Rio de Janeiro

O anúncio da pré-candidatura de Anthony Garotinho ao Governo do Rio de Janeiro, foi feita pelo partido no último dia 11 deste mês. O candidato possui atualmente 58 anos e já foi prefeito do Rio, bem como de 1999 à 2002 foi eleito Governador do estado.

Garotinho que nasceu no Norte Fluminense, também já teve participações na câmara como deputado. Para esta candidatura ele está prometendo profissionalizar os jovens cariocas, para dar um futuro mais “saudável” a população trabalhadora.

Segundo ele, a intenção para tornar possível esta profissionalização, é mexer nos atuais Cieps (Centros Integrados de Educação Pública) e não deixar os jovens somente no turno integral, oferecendo parte da noite para dedicar aos jovens um ensino técnico e também tecnológico.

Garotinho fala que hoje há muita busca por profissões “atuais”, porém não há mão de obra qualificada. Em declaração ele fala que a juventude do Rio precisa ser formada para atender as necessidades do mercado de trabalho atual.