Skip to content
PUBLICIDADE

Descubra o horário em que sai o resultado das eleições 2018

PUBLICIDADE

Agora neste domingo, 7 de outubro, dia no qual 147,3 milhões de pessoas irão selecionar seis novos representantes da política, a apuração dos votos irá começar logo depois do final da votação, marcado para às 17h. Os resultados parciais só podem ser divulgados após todas as seções do território brasileira serem fechadas.

Aqueles que estiverem na fila no interior da zona eleitoral depois do encerramento do prazo terá direito ao voto.

Apesar da diferença de fuso horário de duas horas do estado do Acre em relação à Brasília, o horário de votação será o mesmo para todos os estados, das 8h às 17h.

PUBLICIDADE

Com o uso da tecnologia, o resultado final das eleições locais sairá em poucas horas. No caso da eleição presidencial demorará mais, pois no Acre a contagem dos votos começará às 19h (no horário de Brasília), de acordo com a jornalista especialista em eleições e colunista da Folha de S.Paulo Eliana Passarelli. Por essa razão, somente a partir dessa hora os números do país serão difundidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O processo da apuração dos votos começa na urna e se encerra no TSE.

De acordo com o órgão, finalizada a votação o mesário fechará a urna e imprimirá as cinco vias do boletim, que possuem a identificação da seção eleitoral e da urna eletrônica, a quantidade de eleitores que votaram naquela seção e o resultado por candidato e legenda.

PUBLICIDADE

Uma das cópias é pregada na porta da seção e é possível qualquer pessoa verificar. O cartão de memória com as informações do boletim é enviado ao cartório eleitoral. Lá, os dados são mandados aos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) por intermédio de uma rede virtual privada da justiça eleitoral.

O TSE contabiliza os dados e publica em tempo real pela internet.

O boletim de urna é acompanhado de um QR Code, que possibilita aos eleitores efetuar o registro de várias seções.

Com a ajuda do aplicativo “Resultados”, ligado à justiça eleitoral brasileira, você terá condições de fazer o acompanhamento da apuração do resultado das eleições em tempo real.

A despeito da alta velocidade do processo, conforme consta na Resolução nº 23.456/15, o TSE conta com até três dias depois da contagem final para fazer a divulgação do resultado das eleições no seu site.

Com relação aos votos no exterior, o Distrito Federal é o responsável por contar os votos dos brasileiros que residem fora do país, somando 520.727 pessoas. O número é 41,4% mais alto que o da eleição de 2014, quando 354.184 eleitores se cadastraram para votar nas eleições brasileiras.

Os dados da apuração do exterior são transmitidos do mesmo jeito que no Brasil.