Skip to content
PUBLICIDADE

Candidato da oposição nigeriana Abubakar escolhe o candidato a presidente em 2019

PUBLICIDADE

(Por REUTERS)

O principal opositor da oposição ao presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, na eleição do ano que vem, escolheu um ex-governador do sudeste do país para ser seu companheiro de chapa, disse o porta-voz do candidato na sexta-feira.

Reprodução/Yahoo

Atiku Abubakar, ex-vice-presidente que será o candidato do Partido Democrático do Povo (PDP) na votação de fevereiro de 2019, escolheu Peter Obi, ex-governador do estado de Anambra, no sudeste do país.

PUBLICIDADE

A escolha aponta para uma estratégia para gerar apoio no sudeste, onde Buhari fez uma sondagem mal nas eleições anteriores e reprimiu os separatistas, colocando tropas nas ruas. Afiliações geográficas são cruciais em um país de 190 milhões de pessoas de 250 etnias.

Obi, um homem de 57 anos que foi governador de Anambra de 2006 a 2014, tinha experiência em negócios antes de entrar na política, incluindo um período como presidente do Fidelity Bank da Nigéria.

PUBLICIDADE

“Sr. A escolha de Obi foi amplamente influenciada por sua juventude, vasto conhecimento da economia global e local, além de ser um especialista em finanças, toda a experiência que a Nigéria tem grande necessidade neste momento ”, disse o porta-voz de Abubakar. “Esta passagem será capaz de guiar nossa nação de volta ao caminho do progresso, da prosperidade econômica e da união.”

A gestão de Buhari de uma das maiores economias da África desde que assumiu o cargo em 2015 tornou-se uma questão central de campanha. O país emergiu em 2017 de sua primeira recessão em 25 anos, mas o crescimento econômico continua lento e a inflação está acima da meta de um dígito do banco central.

Abubakar, que como Buhari é um muçulmano do norte da Nigéria, há muito tempo conta com o apoio da elite empresarial do país e como vice-presidente de 1999 a 2007 implementou um programa de liberalização em áreas como o setor de telecomunicações.

Bismarck Rewane, executivo-chefe da consultoria Financial Derivatives, de Lagos, descreveu a escolha de Obi por Abubakar como “uma adição muito boa ao ingresso”.

“(Obi) traz uma reputação de ter perspicácia e integridade nos negócios. Isso faz uma corrida muito interessante ”, disse Rewane.

O ex-presidente nigeriano Olusegun Obasanjo aprovou na quinta-feira Abubakar, seu ex-vice, para o cargo máximo. Marcando o fim de uma longa disputa pública entre os dois homens, Obasanjo disse que a experiência de Abubakar poderia tornar uma administração liderada por ele “amiga dos negócios”.