Skip to content
PUBLICIDADE

Ciro fala que Bolsonaro é “mais falso que nota de 3 reais” e o chama para o debate

PUBLICIDADE

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, intimou seu adversário nesta eleição de 2018, Jair Bolsonato, candidato pelo PSL, nesta quarta-feira, 3 de outubro, a comparecer ao último debate do primeiro turno, que ocorre nesta quinta-feira, 4 de outubro, na TV Globo, no Rio de Janeiro.

Reprodução/Exame

Um dos médicos responsáveis pelo atendimento de Jair Bolsonaro, o cirurgião Antônio Macedo, declarou no período da manhã desta quarta que proibiu a participação do candidato no debate eleitoral desta quinta-feira.

Durante um evento na cidade de São Paulo, Ciro Gomes sugestionou que o presidenciável Bolsonaro utilizará um “atestado médico falso” para dizer que existe a necessidade de descanso e assim não precisar ir ao evento.

PUBLICIDADE

“Eu quero dizer a você que eu vou tirar a sua máscara, Bolsonaro. Você não pode deixar de ir ao debate. Você está mentindo, e atestado médico falso é crime”, disparou.

“Vá ao debate da Globo que eu vou mostrar que você é uma cédula de 3 reais”, emendou. Depois de visitar Bolsonaro em sua residência, no Rio de Janeiro, Macedo falou que o político ainda não se encontra em condições suficientes de se submeter a situações de incorram em maior desgaste, como um debate na televisão.

PUBLICIDADE

O médico disse que o candidato apresentava disposição para comparecer ao evento, porém ele acatou as recomendações e continuará desprovido de uma agenda de compromissos por um prazo de dez dias.

Uma outra avaliação será efetuada na próxima semana. O candidato declarou ter recebido na terça-feira, 02 de outubro, da TV Globo, um e-mail contendo as instruções para o debate já tendo em conta as adaptações em decorrência da ausência de Bolsonaro.

Ele fala que procurará saber maiores minúcias a respeito das recomendações médicas do seu oponente do PSL para poder adotar as medidas jurídicas que forem necessárias. “Veja bem: o cabra passa esse tempo todo doente, faz voo de carreira [no sábado, ao deixar o hospital rumo ao Rio] e agora alegar isso?”, desabafou.

“Eu, inclusive, vou ver se há esse negócio de recomendação médica. Vou processar o médico que tiver dado um atestado falso para ele. Porque ele está absolutamente pronto para o debate”. 

Para o site UOL, o cirurgião retrucou a afirmação de Ciro e falou que o paciente ainda não está completamente recuperado. “Bolsonaro foi submetido a duas cirurgias de porte gigantesco, perdeu 15 quilos e teve alta, para ir para casa, com ‘home care’ do [hospital Albert] Einstein. Ele está com um funcionário do Einstein cuidado dele 24 horas por dia. Hoje, ele estava tomando ferro na veia porque ainda está anêmico e terminou antibiótico e terapia hoje”, explicou.

“Eu decidi contraindicar que ele fizesse mais alguma atividade exaustiva, que pudesse cansá-lo ou trouxesse algum problema para a saúde dele, que ainda não está totalmente recuperado.”

Questionado sobre o teor que apresentará no debate de quinta-feira, o candidato do PDT disse que vai falar aquilo que pensa e que persistirá no combate à polarização entre PSL e PT.

“Isso vai afundar o Brasil em uma crise de que talvez a gente não possa sair com a democracia”. Esta não é a primeira vez que Ciro Gomes faz um desafio a Bolsonaro para estar presente nos debates de primeiro turno.

No último domingo, 30 de outubro, durante o debate da TV Record, Ciro Gomes salientou que ele próprio participou do debate utilizando sonda depois de uma intervenção cirúrgica na próstata.

Na segunda-feira, 1º de outubro, durante a campanha em Suzano (SP), Ciro mostrou desconfiança do fato de Bolsonaro já ter obtido alta do hospital e ter viajado em um voo comercial, porém não participar dos eventos marcados pela imprensa. “Não foi ao debate ontem [domingo] porque não tinha como se sustentar. Evidentemente que ele está fugindo do debate”, disse na ocasião. Ciro falou que os filhos de Bolsonaro são “ovinhos de serpente de nazistoide”.

“Por que Bolsonaro é uma cédula de três reais? Porque ele é falso”, declarou. “Ele meteu na política todos esses esquisitíssimos filhos dele — tudo ovinho de serpente de nazistoide, e agora fica de papo furado sobre a urna? Não tem decência”, acrescentou. “Mais respeito. Isso aqui é uma democracia que vai sobreviver a você”, falou assertivo.

O Presidente nacional do PDT e um dos coordenadores responsáveis pela campanha de Ciro Gomes, Carlos Lupi também endossou as críticas feitas à ausência de Bolsonaro no próximo debate. “Isso é medo. E há um acobertamento da direita para que não haja esse tipo de debate”,  disse reclamando. “Há uma maioria ainda silenciosa, e é à ela também que queremos chegar”, encerrou.