Novelas

Conheça a trama da novela das 6: “Orgulho e Paixão”

0

Assim como ocorre com basicamente toda novela das 6 transmitida pela emissora, a novela Orgulho e Paixão, a atual novela das 6, produzida e transmitida pela Rede Globo, é livremente inspirada em uma variedade de romances da escritora inglesa Jane Austen.

Para sermos mais específicos, ela é inspirada nos seguintes romances da famosa e renomada autora:

  • Razão e Sensibilidade (1811);
  • Orgulho e Preconceito (1813);
  • Mansfield Park (1814);
  • Emma (1815);
  • A Abadia de Northanger (1818);
  • Lady Susan (1871).

Ela é escrita por Marcos Bernstein, com colaboração de Victor Atherino, Juliana Peres, Giovana Moraes e Flávia Bessone, conta com a direção de Alexandre Klemperer, João Paulo Jabur, Bia Coelho e Hugo de Sousa, sob direção geral e artística de Fred Mayrink.

Trama da novela Orgulho e Paixão

A novela possui um enredo super leve e gostoso, fabulosamente descontraído. Em essência, ela trata a respeito dos encontros e desencontros do amor. Ela se passa no comecinho do século XX, um momento fervilhante na história.

Em uma região fictícia chamada Vale do Café, localizada no interior do estado de São Paulo, as personagens da novela tem suas vidas permeadas pelos diversos conflitos sociais presentes naquele período histórico, além também de uma guerra interna por conta de suas condutas.

Esses conflitos internos ocorrem porque o que a sociedade requer deles é diferente dos seus desejos pessoais.

O enredo é repleto de aventuras, de experiências únicas e intensas, paixões, momentos de tensão e muito, muito bom humor e boas risadas.

Elisabeta (interpretada por Natália Dill) é um mulher verdadeiramente avançada, muito à frente do seu tempo, imbuída de pensamentos sobre igualdade e uma série de interesses diferentes daqueles que uma típica moça do começo do século XX costuma ter.

Ela nutre uma vontade enorme de trabalhar, de sair por aí para conhecer e desbravar o mundo. Para sua felicidade, Felisberto, seu pai, a estimula e a apoia em seus sonhos e vontades. Vale dizer que volta e meia ele tem desentendimentos com sua mulher, Ofélia, pois cada um deles tem uma visão diferente sobre como criar suas filhas. Eles tiveram 5 filhas ao total, todas elas bastante diferentes entre si.

Elisaberta vai entrar em um profundo conflito consigo mesma no momento em que cai de amores por Darcy, um homem absurdamente sério e com um caráter impecável.

Ao contrário do que muitos esperam, sobretudo em romances de época, eles não se apaixonam assim que se encontram, bem porque eles acabam tendo uma pequena desavença na primeira vez em que se vêem.

Contudo, o sentimento de aversão que sentem inicialmente um pelo outro vai dar lugar a uma paixão avassaladora, sentimento esse que eles vão negar o quanto puder.

Já Ema tem um jeito completamente distinto do da irmã Elisabeta, o que, curiosamente, acaba fazendo com que elas se deem tão bem. Ela própria se intitula como a cupida do local. Apesar dela estar sempre tentando unir outras pessoas, ela mesma não encontrou um amor ainda.

Ernesto (interpretado por Rodrigo Simas) é um jovem mais rebelde, com o peito cheio de vontade de mudar o mundo e a sociedade. Quando ele conhece Elisabeta, acaba se apaixonando por ela. Juntos, eles vão formar uma espécie de parceria em prol de causas nobres. Elisabeta vai acabar com os sentimentos confusos por causa dele.

 

 

 

Danieli Mennitti
Possuo graduação e mestrado em História pela UNESP. Faço parte da equipe de redação do portal Resumo. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Interesso-me e escrevo sobre os mais variados assuntos.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Novelas