Skip to content
PUBLICIDADE

Starbucks anuncia que não irá usar mais canudos de plástico em pró natureza

canudinhos plastico proibido starbucks
PUBLICIDADE

Mais uma notícia relacionada a preocupação global com os problemas que o plástico vem causando a natureza. Em um pronunciamento oficial, a rede de cafeterias mais famosa do mundo, a Starbucks, anunciou que não irá usar mais canudos de plástico em sua rede.

O início da previsão é que todas as suas lojas espalhadas pelo mundo estejam com o estoque zerado de canudos de plástico até o próximo ano de 2020. O que define que também as lojas brasileiras abandonem a utilização em seus itens comercializados.

Starbucks, a cafeteria mundial

A empresa multinacional fundada em 1971 por Jerry Baldwin, Zev Siegl e Gordon Bowker, que hoje conta com um faturamento global de mais de US$ 20 bilhões anualmente, é a maior rede de cafeterias do mundo.

PUBLICIDADE

Sua sede é na cidade de Seattle nos Estados Unidos. Hoje ela conta com mais de 20 mil lojas espalhadas em todo o mundo e segue firme concedendo o direito a franquia todos os dias.

Starbucks e a preocupação com a natureza

A empresa informou que o fim do uso de canudos de plástico em sua rede irá dar início a utilização de materiais alternativos que sejam menos poluentes. Além dos canudinhos, a empresa pretende criar copos e outros recipientes que não necessitem o uso de canudinhos.

PUBLICIDADE

Segundo estimativas, as mudanças irão eliminar a circulação de mais de um bilhão de canudos em sua rede todos os anos. Muitas das lojas da Starbucks já deram início ao abandono do uso de canudos de plástico em suas lojas, entre elas estão as unidades em Seattle, Washington Estados Unidos, onde fica localizada a sede da empresa e também as lojas localizadas em Vancouver no Canadá.

starbucks

O CEO da companhia, Kevin Johnson, deu um comunicado informando que este passo significativo da empresa, irá reforçar os esforços de sustentabilidade definidos como metas futuras na política da empresa.

Fim do uso de plástico

Com a grande poluição global, proveniente principalmente pelo descarte irregular de plástico na natureza, o fim do uso de plástico é uma pressão constante e alvo principalmente das grandes empresas que empregam o seu uso nos serviços oferecidos diariamente.

Grupos gigantes de investidores globais, estão exigindo que as empresas reduzam o uso geral de plástico em suas produções. Entre estes grupos estão a PepsiCo e também a Nestlé.

Além das próprias empresas, diversos governos estão trabalhando duro para a restrição e proibição do uso de canudos de plásticos e outros itens de comum descarte na natureza. Países da Europa já definiram prazos para o fim do uso de plástico em canudos, maquiagens e outros itens que geram uma poluição gigantesca na natureza todos os anos.

No Brasil, a proibição do uso de canudos de plástico já foi feita na cidade do Rio de Janeiro. Em São Paulo o caso vem sendo discutido nos últimos dias.

Já outras grandes redes como o McDonald’s também estão fazendo a sua parte, onde as primeiras lojas da rede na Irlanda e no Reino Unido, estão deixando de usar canudos de plástico em seus lanches e receitas.

Com a adesão de grandes redes como o Starbucks e o McDonald’s a tendência é de cada vez menos plástico seja usado em itens que possam haver substituições biodegradáveis.