Skip to content
PUBLICIDADE

Shoppings foram evacuados em Joanesburgo, na África do Sul, depois de ameaças de bomba

PUBLICIDADE

(Por Lusa) O shopping center Nelson Mandela Square, em Sandton, na região norte da cidade de Joanesburgo, na África do Sul, confirmou, através da conta no Twitter, ter sido o alvo de uma ameaça de bomba, no final da manhã do dia de hoje, quarta-feira, dia 29 de agosto.

A administração do shopping emitiu uma nota da referida rede social dizendo: “O Nelson Mandela Square confirma que uma de suas lojas recebeu no dia de hoje, 29 de agosto, uma ameaça de bomba em torno das 11h10min; como uma medida de precaução, foi realizada uma evacuação parcial da área”.

“O Nelson Mandela Square, juntamente com a Polícia Sul-Africana (SAPS, da sigla original em inglês), a unidade de milhas e armadilhas e os serviços de emergência, inspecionaram a área e confirmaram que não há nenhuma ameaça no local. O centro comercial está funcionando normalmente”, assegurou.

PUBLICIDADE

Quando foi procurado pela Lusa, o empreendedor, Charles de Olim, descendente de portugueses e dono do restaurante “Pappas”, situado no primeiro piso do estabelecimento, contendo uma varanda para a estátua de dois metros de altura em bronze do líder histórico sul-africano, falou que a evacuação teve início em torno das 11h30 da manhã (6h30 no horário de Brasília) e envolveu na sua totalidade o primeiro andar do edifício, onde está localizado o Banco BidVest, que foi na verdade alvo da ameaça de bomba.

“O gerente do centro, Paul Dibate, nos disse que o Banco BidVest recebeu uma ameaça de bomba pela manhã e procederam imediatamente à evacuação de todo este primeiro piso para que a polícia pudesse inspecionar o local”, elucidou.

PUBLICIDADE

“Tinha a sala cheia com clientes almoçando quando fomos obrigados a evacuar todo mundo para o largo Nelson Mandela”, contou o empresário português. “Ficamos ali no largo por uma hora. Tudo correu calmamente e sem pânico, mas vai afetar o comércio para o resto do dia”, declarou para a Lusa Charles de Olim.

O “Pappas On the Square”, criado em 1987, caracteriza-se como um restaurante renomado e premiado no bairro de Sandton, localizado no Norte de Joanesburgo, onde fica a sede da bolsa de valores e de inúmeras multinacionais que atuam no continente africano.

O centro comercial Nelson Mandela é justo ao lado do centro de convenções de Sandton, que recebeu recentemente a cúpula de chefes de Estado e de Governo pertencente ao BRICS (bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O episódio em Sandton ocorreu algumas horas antes de enviarem uma segunda ameaça de bomba que acabou forçando a uma evacuação de magnitude mais ampla no centro comercial Mall of Africa, em Midrand, Norte de Sandton,situado entre Joanesburgo e Pretória, que cerrou as portas até por volta das 18h locais (13h no horário de Brasília), contou à imprensa o porta-voz da polícia da África do Sil Lungelo Dlamini. “A polícia efetuou uma inspeção no local e não encontrou qualquer coisa que fosse”, salientou o porta-voz policial.

Apesar de ainda não terem sido encontradas evidências mais elucidativas, as investigações vão persistir por algum tempo.