Skip to content
PUBLICIDADE

Suspeito de massacre da sinagoga recebe mandado e fica sem fiança

PUBLICIDADE

(Por Reuters) Acorrentado a uma cadeira de rodas, o homem acusado de matar 11 fiéis em uma sinagoga de Pittsburgh fez uma aparição impassível e silenciosa na segunda-feira em um tribunal federal, onde foi condenado a ser preso pelo ataque mais mortífero de todos os tempos na comunidade judaica dos Estados Unidos. 

Reprodução/ REUTERS/Cathal McNaughton

Robert Bowers, 46, que foi ferido em um tiroteio com a polícia na sinagoga Tree of Life, no sábado, reconheceu as 29 acusações contra ele, o que poderia levar à sua execução se considerado culpado.

Bowers, que tem uma história de publicar material anti-semita on-line, receberá um advogado nomeado pelo tribunal e foi mantido sob custódia dos oficiais dos EUA. Sua próxima audiência está marcada para quinta-feira.

PUBLICIDADE

“Robert Bowers assassinou 11 pessoas que estavam exercendo suas crenças religiosas”, disse o promotor norte-americano Scott Brady após a acusação, acrescentando que um grande júri ouviria detalhes do crime dentro de 30 dias.

O massacre na sinagoga aumentou o debate sobre a retórica que o presidente dos EUA, Donald Trump, usa, com os críticos dizendo que encorajou o extremismo de direita. A administração Trump rejeita a acusação, mas um grupo de líderes judeus disse a Trump em uma carta aberta que ele “não é bem-vindo em Pittsburgh até que você denuncie totalmente o nacionalismo branco”.

PUBLICIDADE

Apesar disso, Trump e sua esposa, Melania, viajarão para a Pensilvânia na terça-feira para “expressar o apoio do povo americano e lamentar a comunidade de Pittsburgh”, disse Sarah Sanders, secretária de imprensa da Casa Branca, em uma entrevista coletiva.

Essa visita ocorrerá apenas uma semana antes das acirradas eleições parlamentares de 6 de novembro, que determinarão se os republicanos de Trump mantêm a maioria no Congresso.

Bowers é acusado de invadir o templo da Árvore da Vida em Squirrel Hill, um bairro que é o coração da comunidade judaica de Pittsburgh, gritando: “Todos os judeus devem morrer” ao abrir fogo contra membros de três congregações que realizam cultos no sábado lá no sábado de manhã.

De acordo com um documento arquivado no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Ocidental da Pensilvânia pelo Federal Bureau of Investigation, três revólveres e um fuzil AR-15 foram recuperados no local.

A queixa citada Bowers como dizendo a um policial, em substância, “Eles estão cometendo genocídio ao meu povo.”

Além dos 11 adoradores mais idosos que foram mortos, seis pessoas, incluindo quatro policiais que enfrentaram o atirador, ficaram feridas antes de o suspeito se render. Duas das vítimas sobreviventes permaneceram hospitalizadas em estado crítico.