Skip to content
PUBLICIDADE

McDonnell: novo referendo Brexit não deve incluir opção de permanência

PUBLICIDADE

(Por The Guardian) Um novo referendo sobre o Brexit deve ser apenas sobre um acordo de saída e não deve incluir a opção de permanecer na UE, John McDonnell indicou, em comentários susceptíveis de desanimar os membros trabalhistas que pressionam para o chamado voto do povo.

O chanceler paralelo disse que apoiaria a ideia de um novo referendo se uma eleição geral não acontecesse. Mas ele argumentou que, enquanto cabe ao parlamento decidir a questão, ele acredita que deveria ser apenas “uma votação sobre o acordo em si”.

“Se vamos respeitar o último referendo, será sobre o acordo, será uma negociação sobre o acordo”, disse McDonnell.

PUBLICIDADE

A conferência do partido em Liverpool é provável que passe uma declaração espancada por delegados no final do domingo que compromete os trabalhistas para manter a opção de um segundo referendo sobre a mesa.

Depois de uma exaustiva reunião de cinco horas com o secretário paralelo do Brexit, Keir Starmer, mais de 100 delegados de sindicatos e partidos locais elaboraram uma moção de duas páginas, que os membros deveriam aprovar na terça-feira.

PUBLICIDADE

A frase-chave do esboço final diz: “Se não conseguirmos uma eleição geral, o Partido Trabalhista deve apoiar todas as opções restantes na mesa, incluindo a campanha para uma votação pública”.

A declaração provocou preocupação de alguns aliados de Jeremy Corbyn, com Len McCluskey, o secretário geral da Unite, dizendo que ele não achava que “permanecer” deveria ser uma opção no boletim de voto.

Questionado sobre a questão no programa Today da BBC Radio 4, McDonnell disse: “Se não conseguirmos uma eleição geral, sim, vamos votar em um povo”.

Questionado sobre quais opções deveriam fazer parte de uma segunda questão do referendo, ele disse: “Minha opinião no momento é de que o parlamento decidirá o que será naquele boletim. Vamos argumentar que deveria ser uma votação sobre o acordo em si, e então nos permitir voltar e fazer as negociações. ”

Pressionada sobre se isso definitivamente significava excluir uma opção “permanecer”, McDonnell se recusou a esclarecer completamente, mas indicou novamente que era o caso: “Estamos respeitando o referendo. Queremos uma eleição geral. Se não conseguirmos, teremos o voto do povo. O voto do povo estará no acordo em si e se podemos negociar um melhor. ”

Ele acrescentou: “O Parlamento determinará a natureza da questão que será colocada, mas a primeira etapa é ver se podemos conseguir um acordo que seja aceitável e reunir o país novamente. E sempre pensei que poderíamos.

A cautela de McDonnell provavelmente desapontará os membros do Partido Trabalhista que estão pressionando por um segundo referendo. Um “voto popular” foi esmagadoramente a questão mais popular levantada pelos partidos trabalhistas (CLPs) que apresentaram os chamados “movimentos contemporâneos” à conferência.

O rascunho final da declaração concordou com Starmer: “Se o governo está confiante em negociar um acordo que o povo trabalhador, a nossa economia e as comunidades vão se beneficiar, eles não devem ter medo de colocar esse acordo para o público”.

Os ativistas ficaram satisfeitos com outros elementos da declaração de duas páginas, incluindo a promessa de buscar a “plena participação no mercado único”.

Uma fonte anti-Brexit Labor disse: “Este é um movimento claro do partido. Agora estamos falando com clareza sobre a votação do acordo se ele não atender nossos testes, pedindo uma eleição geral e, se isso não for possível, queremos uma votação pública sobre o acordo.

“No ano passado, nem sequer tivemos um debate. Que diferença um ano faz.”

Uma moção inicial que propunha uma votação pública sobre os termos do Brexit foi rejeitada pelos delegados por ser muito prescritiva, pois parecia excluir a opção de permanecer dentro da UE.

Michael Chessum, um dos principais ativistas anti-Brexit do grupo de esquerda Another Europe is Possible, disse que não era tudo o que eles esperavam, mas um passo à frente. “Uma enorme onda anti-Brexit de membros do Partido Trabalhista atingiu a conferência Trabalhista. Isso não foi totalmente refletido no texto, mas temos um compromisso claro de que qualquer votação pública não será apenas sobre os termos do Brexit. Poderia incluir uma opção para permanecer ”, disse ele.

Vários dos principais apoiadores de Corbyn enfatizaram suas preocupações sobre o que eles vêem como os riscos de um “voto popular”.

A secretária de negócios da sombra, Rebecca Long-Bailey, cujo eleitorado de Salford votou na saída, disse ao Guardian que estava preocupada que os Conservadores pudessem ditar a questão.

“Minha preocupação com um segundo referendo é que eles estarão segurando a caneta”, disse ela. “Qual será o referendo?”

Ela acrescentou que alguns eleitores de licença de apoio trabalhista podem sentir que o partido não confiava neles. “Eu me preocupo com isso, porque acho que muitas pessoas se sentirão esgotadas”, disse ela. “Algumas pessoas pensam: ‘Quantas vezes você pergunta antes de obter a resposta que deseja?’”

Outro ministro do gabinete das sombras, Richard Burgon, alertou sobre o que ele chamou de “uma situação perigosa para toda a classe política”.