Skip to content
PUBLICIDADE

Honduras e Guatemala decidem parar a caravana de migrantes após ameaças de Trump

PUBLICIDADE

(Por REUTERS)

O organizador de uma caravana de migrantes de Honduras foi detido na Guatemala na terça-feira, quando o governo dos EUA ameaçou retirar a ajuda de ambos os países e de El Salvador se o fluxo de migrantes para o norte para os Estados Unidos não fosse interrompido.

Até 3.000 migrantes, de acordo com estimativas dos organizadores, cruzaram de Honduras para a Guatemala em uma jornada para o norte depois de um impasse na segunda-feira com a polícia em equipamento anti-motim.

PUBLICIDADE

O Ministério das Relações Exteriores de Honduras convocou seus cidadãos a não se juntarem ao grupo. O governo “insta os hondurenhos que participam dessa mobilização irregular a não serem usados ​​por um movimento claramente político”, afirmou.

O presidente hondurenho, Juan Orlando Hernandez, disse em um discurso na terça-feira à noite que alguns hondurenhos da caravana já voltaram para casa e que o governo estava se preparando para apoiá-los. Ele não especificou quantos voltaram.

PUBLICIDADE

Ao longo da fronteira, policiais guatemaltecos detiveram Bartolo Fuentes, ex-deputado hondurenho, no meio da multidão que ele e três outros organizadores lideravam desde San Pedro Sula, em Honduras, desde sábado.

As medidas seguiram comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, de que seu governo suspenderia a ajuda se os governos da América Central não agissem, seu mais recente esforço para demonstrar sua postura dura em relação à imigração.

O Ministério da Segurança de Honduras disse que Fuentes foi detido porque “não cumpriu as regras de imigração guatemaltecas” e seria deportado de volta para Honduras nas próximas horas.

Autoridades de segurança na fronteira hondurenha com a Guatemala em Agua Caliente bloquearam o caminho para evitar que outro grupo muito menor passasse, mostraram imagens de televisão da fronteira.

“Não podemos atender às pessoas em massa. As pessoas estão passando uma por uma ”, disse Alex Madrid, porta-voz da polícia, em uma entrevista de rádio.

O governo da Guatemala disse que não tem dados oficiais sobre quantos migrantes da caravana já cruzaram a fronteira.

Cidadãos adultos da Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua precisam apenas apresentar cartões de identidade nacionais para atravessar as fronteiras uns dos outros. Essa regra não se aplica quando eles chegam ao México.

Os escritórios locais do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos disseram em uma declaração na noite de terça-feira que estavam preocupados com a segurança dos migrantes na caravana, observando que o grupo incluía mulheres, crianças e idosos.

“Sem mais dinheiro”

Trump foi ao Twitter na terça-feira para expressar seu aborrecimento com a caravana, que segue um evento similar em maio que levou centenas de imigrantes a buscar asilo nos Estados Unidos ou permanecer no México.

“Os Estados Unidos informaram fortemente o presidente de Honduras que, se a grande caravana de pessoas que se dirigem aos EUA não for detida e levada de volta a Honduras, não haverá mais dinheiro ou ajuda para Honduras, com vigência imediata!”, Escreveu Trump.

Trump expandiu sua ameaça em um tweet para incluir a Guatemala e El Salvador.

“Hoje informamos os países de Honduras, Guatemala e El Salvador que, se permitirem que seus cidadãos, ou outros, viajem através de suas fronteiras e até os Estados Unidos, com a intenção de entrar em nosso país ilegalmente, todos os pagamentos feitos a eles vai PARAR (FIM)! ”ele disse.

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, comentou que Hernandez e o presidente da Guatemala, Jimmy Morales, os alertaram para ajudar a proteger as fronteiras dos EUA, acrescentando que “não haverá mais ajuda se ela não for interrompida!”

As palavras fortes poderiam encorajar Honduras a se aproximar da China, em meio a intensos esforços de Pequim para obter o reconhecimento dos países da América Central alinhados com Taiwan.