Skip to content
PUBLICIDADE

Forças israelenses matam palestinos durante protestos em Gaza

PUBLICIDADE

(Por REUTERS)

Forças israelenses mataram um palestino e feriram 25, incluindo dois médicos na segunda-feira durante protestos ao longo da fronteira marítima com Israel, disse o Ministério da Saúde de Gaza.

Reprodução/ REUTERS/Mohammed Salem

Testemunhas disseram que dezenas de manifestantes no norte do enclave do bloco queimaram pneus e atiraram pedras contra os soldados israelenses posicionados atrás da cerca da fronteira de Israel e que as tropas dispararam balas e gás lacrimogêneo.

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde de Gaza disse que um palestino de 27 anos foi morto pelo tiroteio israelense.

Os militares israelenses, estimando a multidão em cerca de 3.000 pessoas, disseram que dispositivos explosivos também foram atirados contra as tropas posicionadas no lado israelense da cerca ao longo da praia.

PUBLICIDADE

Os soldados, disse um porta-voz militar, responderam com “meios de dispersão de tumultos e fogo vivo”.

Os médicos de Gaza registraram 217 palestinos mortos pelas forças israelenses durante quase sete meses de protestos que incluíram breves violações da cerca da fronteira e o lançamento de balões incendiários que incendiaram campos no sul de Israel.

Mais tarde, o ramo judicial do exército israelense disse que abriria uma investigação militar sobre o assassinato de uma enfermeira palestina durante um dos protestos de sexta-feira em junho. O General de Justiça Militar decidiu agir depois de estudar as conclusões de um inquérito inicial, disse um comunicado.

Os palestinos dizem que estão protestando contra o bloqueio do território por Israel e em apoio ao direito dos refugiados palestinos de retornarem à terra perdida durante a fundação de Israel em 1948.

No domingo, três rapazes palestinos foram mortos em um ataque aéreo israelense na fronteira de Gaza, disseram médicos. Israel disse que visou palestinos tentando explodir parte da cerca.

Alguns dos manifestantes na segunda-feira realizaram fotos dos três jovens. O Ministério da Saúde disse que dois tinham 13 anos e um deles tinha 14 anos de idade.

Um soldado israelense foi morto por um franco-atirador durante os mais de sete meses de protestos.

Israel diz que sua resposta letal aos protestos é necessária para impedir a infiltração armada de Gaza, dirigida pelo grupo militante islâmico Hamas. Israel e Hamas lutaram três guerras desde 2007.

A violência ao longo da fronteira ocasionalmente se transformou em ataques com foguetes palestinos e ataques aéreos israelenses, com o Egito e as Nações Unidas mediando repetidamente o cessar-fogo.

Dois milhões de palestinos vivem na pequena Faixa de Gaza, a maioria deles descendentes de pessoas que fugiram ou foram expulsos de suas casas em Israel durante o seu estabelecimento há 70 anos.

O enclave está em estado de colapso econômico, disse o Banco Mundial, citando as restrições ao movimento palestino e a importação de bens que Israel e o Egito impuseram ao longo da fronteira de Gaza.

Os dois países disseram que essas medidas decorrem de preocupações de segurança.