Skip to content
PUBLICIDADE

Casa Branca dá mais passos rumo ao avanço espacial

PUBLICIDADE

Assessores da Casa Branca indicam que o planejamento do Comando Espacial dos EUA, do presidente Donald Trump, desenvolve maneiras de os militares operarem no espaço, de acordo com dois funcionários do governo informados sobre os planos.

O Conselho Nacional do Espaço, um painel consultivo da Casa Branca, também recomendará uma revisão dos tratados existentes e apresentará uma proposta de legislação para o Congresso criar e financiar uma agência espacial separada para supervisionar as atividades comerciais, disseram as autoridades.

As recomendações do conselho devem ser feitas em uma reunião na terça-feira na National Defense University, em Washington, onde o vice-presidente Mike Pence também está programado para falar.

PUBLICIDADE

A administração Trump anunciou em agosto um ambicioso plano para inaugurar uma nova “Força Espacial” como o sexto ramo das forças armadas até 2020. Essa mudança, que o Departamento de Defesa estimou custar US $ 13 bilhões nos primeiros cinco anos, deve primeiro ser aprovado pelo Congresso.

Críticos, incluindo alguns legisladores democratas, disseram que sua criação é um esforço burocrático desnecessário e dispendioso, que simplesmente mudaria o trabalho já feito por outros serviços como a Força Aérea.

PUBLICIDADE

O projeto de lei proposto criaria o Escritório do Comércio Espacial, no âmbito do Departamento de Comércio dos EUA, para colaborar com representantes e organizações da indústria, de acordo com uma cópia fornecida à Reuters. Ele também pede US $ 10 milhões por ano durante cinco anos, começando em 2020 para financiar o braço de comércio.