Skip to content
PUBLICIDADE

Biya vence as eleições dos Camarões e completa 36 anos de mandato

PUBLICIDADE

O presidente camaronês, Paul Biya, foi reeleito por um deslizamento de terra, mostraram resultados oficiais nesta segunda-feira, ampliando seu governo de 36 anos, apesar das alegações de dois principais candidatos da oposição de que a votação foi fraudulenta.

Aos 85 anos, Biya é o líder mais antigo da África Subsaariana e a vitória cimenta seu lugar como um dos governantes mais antigos da África. A maioria dos camaroneses conhece apenas ele como presidente.

Mas diante de sua vitória estão as alegações de enchimento de cédulas e intimidação, enquanto a participação foi baixa por causa de uma revolta secessionista nas regiões do noroeste anglófono e sudoeste, na qual centenas, incluindo civis desarmados, morreram no último ano.

PUBLICIDADE

A Biya obteve 71% dos votos, com 54% de participação, segundo dados divulgados pelo Conselho Constitucional. Ele venceu com força em nove das dez regiões, incluindo o sul e o leste, onde obteve mais de 90% dos votos. Seu rival mais próximo, Maurice Kamto, ganhou 14% no total.

“Obrigado por sua confiança renovada e grande”, disse Biya no Twitter. “Vamos agora nos juntar a assumir juntos os desafios que nos confrontam.”

PUBLICIDADE

O anúncio segue duas semanas de tensão no país produtor de café e petróleo, onde, apesar do crescimento econômico acima de 4% ao ano desde a última eleição, a maioria das pessoas vive na pobreza.

Kamto reivindicou a vitória para si mesmo em 8 de outubro, com base nos números de sua campanha, e nos últimos dias a polícia silenciou as marchas da oposição na cidade portuária de Douala, onde é popular.

“Nós solenemente e categoricamente rejeitamos esses resultados fabricados e nos recusamos a reconhecer a legitimidade do Chefe de Estado”, disse Kamto em um comunicado. “Usaremos todos os meios de lei para restaurar a verdade da urna.”

O candidato do terceiro colocado Cabral Libii também rejeitou os resultados, dizendo que eles não “refletem a realidade” em Camarões.

Autoridades defenderam o processo de votação. “A eleição foi livre, justa e confiável, apesar dos desafios de segurança nas regiões de língua inglesa”, disse o presidente do Conselho Constitucional, Clement Atangana, na segunda-feira.

Luta pela Secessão

O movimento secessionista começou em reação a uma repressão do governo aos protestos pacíficos que pediam o fim da marginalização da minoria anglófona de Camarões. A polícia matou civis, provocando novos protestos.

O exército incendiou aldeias e matou civis desarmados, disseram moradores à Reuters, forçando milhares a fugir para as regiões francófonas ou para a vizinha Nigéria. Cidades fantasmas são tudo o que resta de cidades outrora vibrantes nessas regiões.

O comparecimento às urnas foi de 5% no noroeste e 16% no sudoeste. Em uma área de 5 milhões de falantes de inglês, menos de 100.000 votaram.

Apesar da inquietação e do desejo dos jovens pela mudança, a oposição parecia incapaz de montar um desafio confiável para Biya, que, apesar de longas ausências na Suíça, manteve o apoio principal. Ele também se beneficiou da apatia de muitos que não viram sentido em votar.

“Votei na oposição apesar de não confiar neles. Eu queria tudo, menos Paul Biya ”, disse Jerome, um desempregado de 32 anos. “Meus três filhos não terão futuro enquanto ele estiver lá.”

O único atual presidente africano que governou mais do que Biya é Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, da Guiné Equatorial.