Skip to content
PUBLICIDADE

A acusadora do nomeado de Donald Trump para a Suprema Corte testemunhará na terça-feira

PUBLICIDADE

(Por REUTERS) A professora universitária que acusou Brett Kavanaugh, que havia sido nomeado pelo presidente Donald Trump para a Suprema Corte, de agressão sexual, vai testemunhar perante um painel do Senado na quinta-feira, disseram seus advogados e a comissão no domingo.

O acordo aconteceu uma semana depois que Christine Blasey Ford divulgou sua alegação contra o juiz conservador do tribunal federal de apelações, pondo em risco sua confirmação pelo Senado, liderado pelos republicanos, para um emprego vitalício no mais alto tribunal dos EUA.

Há, no entanto, questões processuais e logísticas não resolvidas, disseram os advogados da Ford, incluindo se os senadores republicanos do Comitê Judiciário, que são todos do sexo masculino, ou os advogados da equipe questionariam ela. Os advogados da Ford disseram que “vários senadores têm desconsiderado sua conta e deveriam assumir sua responsabilidade de fazer perguntas”.

PUBLICIDADE

Kavanaugh, que chamou a alegação de “completamente falsa”, também concordou em testemunhar na audiência planejada para as 10:00 da manhã (14:00 GMT) na quinta-feira. A audiência potencialmente explosiva, contra o pano de fundo do movimento #MeToo contra o assédio e assédio sexual, ocorre semanas antes das eleições parlamentares de 6 de novembro, nas quais os democratas tentam tomar o controle do Congresso dos republicanos de Trump.

Ford, professor de psicologia na Universidade de Palo Alto, na Califórnia, disse que Kavanaugh abusou sexualmente dela em 1982, quando ambos eram estudantes do ensino médio em Maryland. Ela o acusou de atacá-la e tentar tirar sua roupa enquanto ele estava bêbado em uma festa quando ele tinha 17 anos e ela tinha 15 anos.

PUBLICIDADE

Os advogados da Ford disseram que em uma ligação na manhã de domingo com os membros do comitê eles concordaram com a audiência, embora o comitê se recusasse a intimar Mark Judge, uma amiga de Kavanaugh que Ford disse ter testemunhado o ataque, bem como outros que ela disse estarem presentes.

“Apesar das ameaças reais à sua segurança e à sua vida, o Dr. Ford acredita que é importante para os senadores ouvir diretamente dela sobre a agressão sexual cometida contra ela”, disseram em comunicado os advogados de Ford, Debra Katz, Lisa Banks e Michael Bromwich.

“Ela concordou em prosseguir com uma audiência, embora o Comitê tenha se recusado a intimar o juiz Mark”, disse. “Eles também se recusaram a convidar outras testemunhas que são essenciais para uma audiência justa que investiga a verdade sobre a agressão sexual.”

O presidente do Comitê Judiciário, Chuck Grassley, um republicano, estabeleceu vários prazos desde sexta-feira para que Ford decidisse se e como ela iria depor antes do painel.

“Seguindo o testemunho do Dr. Ford, o juiz Kavanaugh aparecerá novamente diante do comitê”, segundo um comunicado do comitê.

Kavanaugh foi questionado pela equipe do comitê na semana passada.

O conselho de Grassley disse em uma nota aos advogados de Ford que “o presidente pediu que eu repassasse novamente que ele faria tudo ao seu alcance para fornecer um fórum seguro, confortável e digno para a Dra. Ford testemunhar”. O conselho disse que era um direito “Não negociável”  do comitê de determinar quem seria autorizado a testemunhar.

A confirmação de Kavanaugh solidificaria o controle conservador da Suprema Corte e promoveria a meta de Trump de deslocar o alto tribunal e o judiciário federal para à direita (politicamente falando).