Os Segredos da Mente Milionária

Confira abaixo nosso resumo do livro Os Segredos da Mente Milionária

Todo nosso comportamento financeiro e modelo de vida, está relacionado ao que recebemos como informação quando éramos ainda crianças. O modo de pensar é o que define todos nossos resultados ao longo da vida, pois é através dele que criamos os sentimentos que posteriormente se tornam ações e definem nossos resultados.

Portando é preciso mudar nossa maneira de pensar, para que possamos mudar nossos resultados. As pessoas pessoas sucedidas possuem modo de pensar bastante semelhantes. Já as pessoas que não tem sucesso financeiro, também pensam de maneira comum.

Mesmo que já tenhamos um modelo de pensamento e crenças sobre o dinheiro e sucesso definido em nosso subconsciente, é possível mudá-lo para que se pense de maneira diferente em relação a adquirir riqueza. Graças a programação mental de nosso subconsciente, é possível incluir e excluir novos pensamentos, para que possamos alterar nossos resultados e mudar nossa vida.

Tudo que fez parte de sua infância, foi armazenado em sua programação mental. Ensinamentos dos pais, modelos de vida dos familiares, frases que foram ditas, costumes e cotidiano, são exemplos de ações que são armazenadas em sua programação mental. Portanto, se você passou toda sua infância ouvindo que para se tornar rico e bem sucedido é preciso trabalhar duro, que o dinheiro não traz felicidade que pessoas com dinheiro são piores do que as pobres ou mesmo viveu cercado de pessoas que são fracassos na vida financeira, provavelmente seus pensamentos são alinhados nesse sentido.

“Em matéria de dinheiro, tendemos a ser idênticos aos nossos pais, a um deles ou a uma combinação dos dois”

Reprogramação Mental

É preciso reprogramar sua mente com novos pensamentos, eliminando as crenças negativas e criando novos pensamentos positivos. Isso é feito através da programação verbal, que se dá na leitura e repetição de novas frases e exemplos positivos. Por exemplo: “Eu me liberto das minhas experiências negativas no passado, e crio para mim um futuro novo e rico.”

Sabendo disso, basta se desfazer de pensamentos ruins que o afastam do sucesso e da riqueza, e substituí-los por novos que se aproximam deles. Seus pensamentos não são quem você é, eles foram adquiridos e armazenados e podem ser trocados por outros.

Essas nova programação é necessária, para que tenhamos sucesso em qualquer ramo de negócios. De nada adianta você se tornar um especialista em sua carreira, se não direcionar sua programação mental para o sucesso.

Arquivo 1

As pessoas ricas e bem sucedidas definem seu próprio controle financeiro, trilham seus próprios caminhos e entendem a importância do dinheiro e seu lugar na sociedade. Já as pessoas pobres se fazem de vítimas, colocam a culpa nos outros, reclamam a todo tempo e acreditam que só coisas ruins acontecem nas suas vidas.

Pensamentos ruins atraem coisas ruins. Pessoas que pensam desta forma devem se manter distante de seu convívio, para que você não seja influenciado. Escolha cuidadosamente seus pensamentos e palavras, pois são eles que irão programar sua mente.

“Eu mesmo crio meu próprio grau de sucesso financeiro”

Arquivo 2

As pessoas ricas procuram muito dinheiro para viver com fartura, já as pessoas pobres procuram apenas cobrir as despesas financeiras. Caso sua meta seja ter algum conforto, é provável que nunca alcançará a riqueza, já se muda seu pensamento para algo maior, com intenção de ficar rico, terá um novo pensamento.

Arquivo 3

As pessoas ricas tem como compromisso enriquecer, as pessoas pobres gostariam de se tornar ricas. As pessoas ricas tem como desejo se tornarem cada vez mais ricas, enquanto as pobres sempre enxergam o lado ruim de se conseguir muito dinheiro.  Esses pensamentos e crenças fazem parte de seus ensinamentos do passado.

O querer ser Rico

Existem três níveis de preparação para ser rico: O querer, o escolher e o se comprometer a ser rico. O querer é o que a grande maioria almeja, muita das vezes não dedicam a isso. O escolher é um passo a frente, mas não o suficiente. Já o se comprometer, é abrir mão de tudo para alcançar o sucesso financeiro.

É preciso se espelhar e acompanhar pessoas ricas e bem sucedidas, seguir os seus passos e pensamentos. Não inveje os ricos ou pense que eles são pessoas ruins. Somente os pobres pensam dessa maneira, acreditam que os ricos não são honestos ou não merecem sua amizade.

Promoção

As pessoas bem sucedidas sempre buscam se promover, destacando suas qualidades e procurando sem o melhor cargo. Se você não vender bem suas próprias virtudes ou valores para seus superiores, buscando sempre um melhor cargo e salário. Já os fracassados tem medo da promoção, por medo de falhar ou por já ter falhado alguma vez.

Acredite em suas qualidades, no seu valor, em seus produtos e serviços, e resolva o problema do maior número de pessoas possíveis. Se você acreditar que seus serviços podem ser grandiosamente úteis para outras pessoas, você tem grande chance de se tornar milionário.

Promova o seu valor com paixão e entusiasmo

O grande segredo do sucesso é se tornar maior que seus problemas. O caminho para o sucesso é sempre o cheio de obstáculos, por isso é seguido por somente aqueles que almejam o sucesso. Desenvolva suas qualidades pessoas com a intenção de superar as pedras no caminho, as pessoas ricas são maiores que seus problemas, os pobres se escondem atrás de seus problemas.

Desenvolva seus pensamentos de tal forma, que nenhum problema será suficiente para interromper seu caminho. Desta forma, você sempre estará preparado para qualquer situação complicada. O que importa não é o tamanho do problema, mas sim o seu tamanho diante dele.

Seja maior que seus problemas, posso lidar com qualquer problema

Tempo x Salário

As pessoas de mentalidade pobre, trocam todo seu tempo de trabalho por um salário, preferem um emprego que lhes garantam tranquilidade por toda a vida, mesmo que para isso recebam um baixo salário. A maioria dessas pessoas cresceram com a mentalidade de que precisam primeiro estudar, conseguir um bom emprego e se manter estável pela maioria do tempo.

Já os ricos preferem trocar resultados por dinheiro, preferem receber comissões em troca de resultados, gastando o menor tempo possível. Os bem sucedidos procuram alternativas de entregar os melhores resultados em troca dos melhores salários e comissões.

Os ricos pensam que podem ter tempo para o trabalho e tempo para a família. As pessoas com mentalidade pobre, acabam se perdendo na mentira que para ser rico é preciso escolher um dos dois caminhos.

Patrimônio x Rendimentos

Existe uma grande diferença entre o salário que uma pessoa recebe o tamanho de seu patrimônio. Os rendimentos são aquilo que você recebem mensalmente com seu salário ou empreendimento, já o patrimônio é tudo aqui que você possui em imóveis, investimentos, veículos e outros bens, menos aquilo que você tem de dívidas.

A construção de um patrimônio é determinada por quatro fatores: rendimentos, poupança, investimentos e simplificação. Existem dois tipos de rendimentos, os ativos, que são aqueles que provém de seu salário ou do lucro de seu negócio, e os passivos, que é aquele que você recebe sem trabalhar ativamente.

A poupança é necessário para acumular dinheiro, para em seguida começar a procurar os melhores investimentos. Procure poupar sempre a maior parte de seus rendimentos, para aumentar sua possibilidade de conseguir melhores investimentos.

A simplificação é a redução de seu custo de vida, aumentando assim sua poupança e sobrando mais dinheiro para seus investimentos. A simplificação está diretamente relacionada a poupança, focalize na criação de seu patrimônio líquido para aumentar sua riqueza.

Concentre-se na construção de seu patrimônio líquido.

Controle financeiro

As pessoas ricas administram melhor o seu dinheiro que os pobres. Mas as pessoas ricas não são mais inteligentes que as pobres, apenas possuem hábitos mais positivos com relação ao controle de seu dinheiro. O que difere é sucesso do fracasso, é a capacidade de se administrar melhor seu dinheiro.

Administrar dinheiro não restringe a liberdade de ninguém, pelo contrário, aumenta-se possibilidade de se ganhar mais e ter mais liberdade de se fazer o que quiser. O hábito de se administra dinheiro, é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você possui.

Criando sua renda passiva

O primeiro passo para criar sua renda passiva, é abrir um conta e começar a depositar 10% do que ganha todos os meses. Esta conta só deverá ser usada para criar novos investimentos ou possibilidades de criar renda passiva. Este dinheiro jamais poderá se gasto, devendo ser utilizado somente para criar novos rendimentos.

Crie também o hábito de guardar um pequena quantidade de dinheiro todos os dias. A quantidade e o valor não importa, mas sim o hábito de se poupar com frequência.

Trabalho duro por dinheiro

A grande maioria das pessoas cresceu com o pensamento de que é preciso trabalhar duro para se ganhar muito dinheiro. Mas poucos pensam que é preciso colocar seu dinheiro para trabalhar duro por você. Trabalhar duro é sim preciso, mas os ricos pensam nisso de forma temporária, pois logo encontram pessoas para fazer seu trabalho, aproveitando assim melhor seu tempo. Trabalhe duro somente o tempo o bastante até que seu dinheiro faça seu trabalho.

Liberdade financeira é capacidade de viver o estilo de vida que deseja, sem precisar trabalhar. O objetivo é conseguir um rendimento passivo que tenha a capacidade de cobrir todas as suas despesas, assim, se tornará independente financeiramente.

Procure sempre adquirir ativos, coisas que irão ser valorizar com o tempo. Pessoas pobres compram somente passivos, coisas que perdem valor ao longo do tempo. Aprenda sobre o mundo de investimentos e se especialize em um deles. Comece a investir no que melhor entende e em seguida diversifique.

Tome decisões apesar do medo, não é necessário se livra do medo para vencer, apenas não fique paralisado diante dele. Tudo é desconfortável no começo, mas basta agir e enfrentar o desconforto por algumas vezes, até que ele se torne cada vez mais comum. Procure oportunidades de desconforto para se desenvolver, ampliando zonas de oportunidades.

Controle seus pensamentos, não deixe que eles os controle. Treine sua mente de forma que controle os pensamentos que possam ser desfavoráveis, quando identificar estes pensamentos, substitua-os por outros que possam lhe favorecer. Escolha seus pensamentos, descarte aqueles que não lhe faze bem.

Classifique seus pensamentos em duas categorias, entre os que dão poder e os que lhe tomam poder. Fortaleça somente os pensamentos que lhe dão poder e lhe é favorável.

Estude sempre, nunca pense que saiba demais. Trabalhe em seu desenvolvimento pessoal, para se tornar alguém bem sucedido. É preciso se instruir continuamente, se aconselhando-se sempre que pessoas mais bem sucedidas que você. Invista uma parte e seu rendimento em cursos, livros, áudios, eventos, tudo que possa aumentar seu conhecimento.

Comprometa-se a aprender o tempo todo.

Leia também outro resumo de um livro interessante ao tema, Trabalhe 4 horas por semana.

Leave a Reply