Skip to content
PUBLICIDADE

Divulgada tabela da Copa Internacional Ipiranga sub-20, disputada em dezembro

PUBLICIDADE

Em sua terceira edição com este nome, a Copa Internacional Ipiranga sub-20 tem se tornado já um torneio tradicional no final do ano. Iniciando no final de novembro e tendo seu desenrolar em dezembro, a competição traz times de grande força de todo o continente.

Na verdade, a competição já é um pouco mais antiga, começando em 2015, sendo conhecida também como Copa RS de futebol sub-20 na sua nomenclatura anterior.

Clubes presentes na III edição da Copa Internacional Ipiranga sub-20

Neste ano, uma série de equipes de grande calibre do continente estarão presentes. São clubes das Américas, especialmente dos países próximos ao Brasil, que vão para o Rio Grande do Sul disputar com grandes times nacionais. Veja a lista de participantes:

PUBLICIDADE
  • Clubes brasileiros: Botafogo, Grêmio, Atlético MG, Palmeiras, Vasco, São Paulo, Flamengo, Cruzeiro, Fluminense, Corinthians, Internacional e Santos
  • Clubes estrangeiros: Peñarol (URU), Nacional (URU), Defensor (URU), Boca Juniors (ARG), Independiente (ARG), Racing (ARG), River Plate (ARG) e Toluca (MEX)

Histórico de títulos

Quem se destaca como grande campeão é a equipe do São Paulo. Reconhecidamente detentora de categorias de base de qualidade de excelência, o clube paulista é o atual tricampeão do torneio, vencendo em todas as edições.

Palmeiras (2017), Atlético Mineiro (2015) e Botafogo (2016) possuem um vice-campeonato cada. Huracán, Flamengo, Fluminense, Internacional e Grêmio já chegaram pelo menos às fases semifinais.

PUBLICIDADE

Caso Sarrafiore

Um caso que ficou bastante conhecido neste ano foi o do meia argentino Martín Sarrafiore. Ele disputou a Copa Ipiranga na última temporada pelo Huracán, clube ao qual era vinculado.

Ao participar na temporada passada, acabou sendo bastante elogiado pelo potencial demonstrado. Ajudando a levar o clube à fase semifinal, acabou terminando como um dos destaques do torneio.

No entanto, a sua situação contratual com o clube argentino era delicada, visto que ele só teria contrato até o meio de 2018 e já em janeiro poderia assinar um pré-contrato com outro clube. Foi disso que se aproveitou o Internacional, levando os diretores do Huracán à fúria.

Após 6 meses no ostracismo na Argentina, o meia finalmente chegou a Porto Alegre em julho. Hoje, atua pelo Inter B, apesar de ser parte constante dos treinamentos da equipe principal. O esperado é que já em 2019 seja promovido ao grupo profissional.

Atualmente, o Huracán cobra na FIFA do Internacional, alegando que houve postura anti-desportiva. O clube gaúcho se diz tranquilo de ter feito tudo conforme os procedimentos legais.

Transmissão dos jogos na TV

A Copa Internacional Ipiranga sub-20 será transmitida pelo canal SporTV. Adicionalmente, os jogos também poderão ser acompanhados no globoesporte.com.

Calendário dos jogos

A tabela completa da primeira fase da Copa Internacional Ipiranga sub-20 já foi divulgada, com os confrontos e os horários definidos. Para acessar o calendário dos jogos, basta clicar aqui.