Entretenimento

Melhores filmes sobre Segunda Guerra Mundial: lista com 13 obras imperdíveis

0

Um dos períodos da história que mais despertam a atenção e o fascínio das pessoas é a Segunda Guerra Mundial. Esse fato ocorre inclusive entre pessoas que entram na faculdade de História, por exemplo. Isso explica a procura pelos melhores filmes sobre Segunda Guerra Mundial.

As razões para isso podem ser as mais variadas. Aliás, diversos especialistas buscam analisar e compreender por que há tanto interesse por esse período.

Independente de qual a seja o motivo por trás disso, o que é inegável é que a época imediatamente anterior a Segunda Guerra e os anos da Segunda Guerra Mundial em si foram complexos, emblemáticos e intensos.

Volta e meia há quem procure os melhores filmes sobre Segunda Guerra Mundial para assistir. Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns dos melhores filmes sobre Segunda Guerra Mundial.

Lista dos melhores filmes sobre Segunda Guerra Mundial

Círculo de Fogo (2013)

Vasily Zaitsev (Jude Law) é um atirador russo que foi persuadido por um colega político e transforma-se em símbolo da propaganda russa na 2ª Guerra Mundial. Sua fama desperta a atenção dos nazistas, que envia um atirador (Ed Harris) para matá-lo.

A Vida É Bela (1997)

Um judeu tenta viver em meio a perseguição nazista, na companhia de seu filho, usando do bom humor para lidar com as adversidades. Ambos são enviados a um campo de concentração e, para tentar reduzir a dor da criança, ele se “vira nos 30” para que o menina creia que eles estão num jogo.

O Nono Dia (2004)

Um padre chamado Henri Kramer fica preso no campo de concentração de Dachau. Ele é solto por nove dias, período o qual ao final ele deve decidir se concorda publicamente ou não com o nazismo. Se sim, ficará vivo. Se não, voltará para Dachau e morrerá.

Stalingrado – A Batalha Final (1993)

Ele narra sobre os soldados alemães que foram lutar contra as tropas da União Soviética no rigoroso inverno da cidade de Stalingrado.

A Queda – As Últimas Horas de Hitler

Hitler e seus comparsas estão “enclausurados” em um bunker, com Berlim sitiada pelas tropas da URSS. Lá dentro, eles tentam encontrar soluções para tentar se agarrar ao poder. Os últimos dias de Hitler são contados sob o olhar de sua secretária.

O Menino do Pijama Listrado (2008)

Um dos mais tristes e melhores filmes sobre Segunda Guerra Mundial. Um menino alemão chamado Bruno sai com sua família de Berlim para ir morar perto de um campo de concentração. Triste e sozinho, ele perambula pelas redondezas até encontrar Shmuel, um garoto judeu que está preso no campo. Mesmo tendo a cerca dos separando, eles começam uma amizade totalmente proibida.

O Jogo da Imitação (2014)

Bem no começo da 2ª Guerra, a agência britânica de espionagem, a M16, contratam um aluno de Cambridge para decifrar códigos nazistas em geral incluindo o “Enigma”, considerado indecifrável até então. Ele tenta então construir uma máquina para decifrar as mensagens.

Olga (2004)

O filme conta a história real de Olga Benário, uma militante comunista alemã que vem para o Brasil e conheceu o líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.

Bastardos Inglórios (2009)

Sem sombra de dúvidas este é um dos melhores filmes sobre Segunda Guerra Mundia. Dirigido pelo famoso Quentin Tarantino, o tenente Aldo Braine organiza um grupo de judeus americanos para matar e aterrorizar nazistas.

Ao mesmo tempo, em outro plot da história, está Shosanna, uma moça que teve sua família executada pelo coronel nazista Hanz Landa e bola seu plano para se vingar dos nazistas.

Cartas de Iwo Jima (2006)

No ano de 2005, uma equipe de arqueólogos do Japão desbravam os túneis de Iwo Jima, descobrindo cartas da época, onde contam a história de soldados japoneses no período da batalha de Iwo Jima, é classificada como uma das mais duradouras da Segunda Guerra Mundial.

O Triunfo da Vontade (1935)

Esta obra antiga está entre os melhores filmes sobre Segunda Guerra Mundial. O congresso nazista alemão é documentado pela cineasta Leni Riefenstahl. Uma série de locais e eventos são mostrados: paradas, desfiles monumentais e discursos, com a intenção de tentar dizer que o regime do III Reich era cheio de pompa, além de bárbaro.

O Leitor (2008)

Hanna (Kate Winslet) foi uma mulher solitária na maior parte da sua vida. Em um dado momento, ela se envolve com o adolescente Michael (Ralph Finnes). Passado algum tempo, muitas descobertas são feitas.

Arquitetura da Destruição (1989)

Um dos melhores filmes sobre Segunda Guerra Mundial.Trata-se de um documentário feito por Peter Cohen. Durante 4 anos, ele reuniu um conjunto imenso de informações sobre Hitler e o nazismo, a fim de entender como o tirano subiu ao poder e promoveu um dos maiores terrores da história da humanidade.

Esse filme mostra como o ditador nazista construiu a estética do nazismo, trabalhando em cima de coisas como a arquitetura de Berlim e mostrando também a configuração da propaganda nazista.

 

 

Danieli Mennitti
Possuo graduação e mestrado em História pela UNESP. Faço parte da equipe de redação do portal Resumo. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Interesso-me e escrevo sobre os mais variados assuntos.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *