Skip to content

Inscrições para o 2º semestre do Prouni 2018 já estão abertas

jun 26, 2018
divulgacao segundo semestre prouni 2018

Uma ótima notícia para aqueles que estavam esperando que as inscrições para a seleção do segundo semestre do Prouni 2018 fossem abertas, a partir de hoje será possível realizar o procedimento através do site oficial do programa.

As inscrições para as pouco mais de 174 mil bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni) deste segundo semestre foram abertas e os candidatos possuem apenas três dias para se inscrever. O período é de 26 de junho (terça-feira) até 29 de junho (sexta-feira).

O site oficial para realizar a inscrição é o: www.prounialuno.mec.gov.br

PUBLICIDADE

Agora a tarde o sistema está tudo ok, porém na parte da noite, pela quantidade de acessos é provável que as opções estejam um pouco mais lentas.

Como concorrer às bolsas?

O candidato interessando em concorrer às bolsas de estudo, deverá acessar o site oficial e então inserir no campo indicado o número de inscrição do Enem 2017 e também a senha cadastrada no exame, a mais atual.

Para aqueles que acabam esquecendo a sua senha ou o número de inscrição, poderá clicar na opção “Esqueceu seu número de inscrição no Enem 2017 ou senha?” ali será possível conseguir o acesso através do número do CPF.

PUBLICIDADE

Bolsas oferecidas pelo MEC

O Ministério da Educação informou que neste segundo semestre de 2018, serão oferecidas 174.289 bolsas de estudo, das quais serão parciais ou totais, todas para ensino superior.

As bolsas oferecidas poderão ser consultadas através do próprio site do Prouni. Por lá o aluno tem a opção de filtrar as consultas por instituição, município e até mesmo o nome do curso desejado.

Quem poderá se inscrever para tentar uma bolsa?

A primeira regra, sendo fundamental, é ter realizado o ENEM 2017 e ter conseguido uma pontuação mínima de 450 pontos (a média das notas alcançadas no exame), e também não ter zerado a prova de redação.

Outras exigências também são determinadas para o candidato que pretende ter direito a uma das vagas. Entre essas regras estão:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola privada, porém como bolsista integral
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, porém na privada o tempo de estudo deve ter sido como bolsista integral
  • Ser professor de rede pública
  • Possuir alguma deficiência comprovada com atestado médico

É preciso também que o candidato possa comprovar que a renda familiar bruta por mês, por pessoa, não ultrapasse valores de um salário mínimo e meio do ano vigente. Esta exigência é para aqueles que estão tentando uma bolsa integral.

Já candidatos que estejam concorrendo a bolsas parciais de 50%, precisam comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos do ano vigente, por pessoa.

Próximos passos do calendário Prouni

Dia 02 de julho é divulgada a lista de candidatos da primeira chamada.

Do dia 02 a 10 de julho, os candidatos devem comprovar as informações da primeira chamada.

Dia 16 de julho é divulgada a lista de candidatos desta segunda chamada.

Do dia 16 a 23 de julho, é necessário que o candidato efetue a comprovação das informações cadastradas.

Do dia 30 a 31 de julho será o prazo para aqueles que desejam participar da lista de espera.

Já no dia 02 de agosto será divulgado no site oficial do Prouni, a lista de espera para os candidatos.