Skip to content

Inscrições do FIES 2018 são prorrogadas até terça, 24 de julho

jul 23, 2018
inscricoes fies prorrogadas

Após uma falha nos sistemas do FIES, as inscrições do Financiamento Estudantil 2018, do segundo semestre foram prorrogadas para este próxima terça feira, dia 24 de julho, até às 23h59.

Para quem não havia conseguido realizar as inscrições neste domingo e segunda-feira, últimos prazos do programa, o ministério da educação resolveu prorrogar a data do cronograma para ser justo com os candidatos, pois a falha afetou uma boa porcentagem dos candidatos.

Porém todas as datas já divulgadas no cronograma, não irão sofrer alterações.

Falhas no sistema de inscrições do FIES

O Ministério da Educação informou que o sistema apresentou algumas falhas, onde estavam sendo apresentadas vagas que não existiam. Logo após identificar o problema o ministério entrou em contato com os estudantes por email, todos aqueles que realizaram inscrições em cursos dos quais não há vagas, para que o processo pudesse ser refeito.

Então todos aqueles que acabaram não refazendo a inscrição até o último período, o sistema acabou cancelando automaticamente a inscrição. Além da comunicação por email, ela também foi feita através do envio de um SMS no número cadastrado do candidato.

Assim o MEC decidiu prorrogar o prazo das inscrições por mais dois dias, sendo o prazo máximo para os candidatos.

Inscrições FIES 2018

Para poder fazer a inscrição o interessado deverá primeiramente acessar o site oficial do FIES através do endereço:

Por lá basta seguir o passo a passo da página para efetuar o cadastro nas vagas disponíveis.

Poderão participar todos estudantes que realizaram a prova do Enem a partir de 2010 e obtiveram uma média igual ou superior a 450 pontos nas provas e também uma nota de redação superior a zero.

Os candidatos que forem concorrer a modalidade de financiamento do próprio Fies, deverão ter renda familiar bruta de até três salários mínimos (ano vigente 2018). Há também uma segunda modalidade, conhecida como P-Fies, onde o agente financeiro será o banco, mas a renda familiar deverá ser de três a cinco salários mínimos deste ano.

Todas as outras datas do cronograma serão mantidas e a divulgação do resultado será efetuada conforme o mesmo na próxima sexta-feira, dia 27 de julho.

Neste segundo semestre estão sendo oferecidas 155 mil vagas, das quais 50 mil vagas contam com a modalidade de juro zero. Até o início desta segunda feira, mais de 170 mil inscrições haviam sido realizadas, das quais o resultado de aprovação ou não, será divulgado na próxima sexta, com acompanhamento através do site oficial do FIES.

As duas modalidades do FIES

O novo formato do FIES conta com a modalidade Fies e P-Fies. No Fies os candidatos que se enquadrem na renda bruta de até três salários mínimos, poderão realizar o financiamento sem o acréscimo de juros.

Já no P-Fies, os candidatos que possuem renda familiar entre 3 e 5 salários mínimos, todo o financiamento será com base nas condições definidas em contrato com o banco, podendo haver juros, com porcentagens variando de acordo com cada instituição. Porém o candidato só poderá participar desta modalidade, se não haverem vagas para o curso desejado da primeira modalidade.