Skip to content
PUBLICIDADE

Erdogan inaugura novo ‘Aeroporto de Istambul’, o maior da Turquia

PUBLICIDADE

(Por REUTERS)

O presidente Tayyip Erdogan abriu um novo aeroporto de 11,7 bilhões de dólares nos arredores de Istambul na segunda-feira, segundo as autoridades, que será um dos mais movimentados do mundo, embora os atrasos signifiquem que ele não estará totalmente operacional até janeiro.

O aeroporto poderá receber 90 milhões de passageiros por ano e pode ser expandido para acomodar 200 milhões, disse Erdogan.

PUBLICIDADE

Nos primeiros dois meses, no entanto, será usado apenas para alguns vôos na Turquia e no Azerbaijão e no norte de Chipre – um revés para as autoridades o chamando de centro do boom da construção que levou a um crescimento econômico vertiginoso sob os 15 anos de Erdogan. regra de idade.

Falando na cerimônia de abertura, Erdogan disse que o centro seria chamado de “Aeroporto de Istambul”, e que isso reforçaria o papel da Turquia na integração das economias globais.

PUBLICIDADE

“Com a operação do aeroporto de Istambul, o espaço aéreo europeu terá que ser reestruturado”, disse ele, acrescentando que espera que seja usado para um grande número de voos intercontinentais.

O aeroporto tem sido criticado pelas condições de trabalho e normas de segurança. Em fevereiro, o Ministério do Trabalho informou que 27 trabalhadores morreram desde o início da construção, em 2015, e no mês passado a polícia deteve centenas de trabalhadores que protestavam.

O antigo ministro dos Transportes, Ahmet Arslan, disse inicialmente que todos os voos de e para o Aeroporto Ataturk de Istambul – um dos cinco mais movimentados da Europa – seriam transferidos para o novo aeroporto dentro de 48 horas da abertura de segunda-feira.

Mas a companhia aérea principal, a Turkish Airlines, agora diz que apenas alguns vôos para Ancara, Izmir e Antalya, assim como vôos internacionais para o norte de Chipre e Azerbaijão, usarão o novo aeroporto por enquanto. Suas outras rotas permanecerão em Ataturk pelo resto do ano.

O Aeroporto de Ataturk será fechado para vôos comerciais assim que as operações mudarem o novo aeroporto, mas ele manterá seu status de aeroporto e será usado para feiras de aviação, disse Erdogan, acrescentando que a terra não utilizada será transformada em um parque.

Istambul é um importante centro de vôos em trânsito, atraindo tráfego lucrativo de transferências este ano dos principais aeroportos do Golfo, enquanto a Turquia se recupera de problemas de segurança, segundo a empresa de análise de dados de viagens Forward Keys.