(Por REUTERS)
As ações asiáticas tiveram um alívio bem-vindo na quarta-feira, depois que os otimistas relatórios de lucros dos EUA impulsionaram uma recuperação em Wall Street e ajudaram a restaurar um pouco da fé nos mercados emergentes e nas moedas.
O Nikkei do Japão galopou para fora dos portões com um aumento de 1,7 por cento, mas ainda tem um longo caminho a percorrer para recuperar as perdas da semana passada.
O índice mais amplo do MSCI de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão acrescentou 0,7% e a Coréia do Sul 1,2%. Blue chips chineses, no entanto, ficaram para trás com um ganho de apenas 0,2 por cento.
As ações dos EUA subiram mais de 2 por cento na terça-feira em reação aos relatórios de lucros otimistas de grandes empresas, incluindo a UnitedHealth e a Goldman Sachs.
“Os analistas estão olhando para esta temporada de relatórios em particular e os dados gerais nos próximos meses para sinais de que os retrocessos do estímulo fiscal e os ventos contrários de tarifas atingirão o mercado dos EUA simultaneamente”, disse o COO da Rakuten Securities Australia. Nick Twidale.
“Na primeira visualização, isso não parece estar acontecendo.”
Em Wall Street, os três principais índices registraram seus maiores ganhos percentuais em um dia desde março. O Dow saltou 2,17 por cento, enquanto o S & P 500 subiu 2,15 por cento e o Nasdaq 2,89 por cento. [.N]
A Netflix Inc. disparou 12 por cento mais alto após o fechamento, já que seus resultados superaram as expectativas do mercado com 7 milhões de clientes de streaming adicionados.
O resultado de grande sucesso enviou as ações da Alphabet Inc, Facebook Inc. e Amazon.com até cerca de 1% no comércio estendido.
Os quatro compõem o chamado grupo FANG de empresas de alto crescimento que, nos últimos meses, perdeu parte de seu dinamismo seguindo os principais ganhos do mercado nos últimos anos.
As notícias econômicas dos EUA também foram robustas, notavelmente um aumento acentuado na abertura de vagas para uma nova alta de todos os tempos.
Toda essa alegria favoreceu as moedas derrotadas nos mercados emergentes, tirando um pouco do vapor do refúgio seguro. O MSCI Emerging Market Currency Index subiu pela terceira sessão consecutiva.
A última pesquisa de gerentes de fundos globais do BofA Merrill Lynch descobriu que as moedas de mercados emergentes são as mais subvalorizadas de sempre em relação ao dólar americano.
O dólar em si subiu em relação ao iene em 112.35, mas estável em relação ao euro, a $ 1.1570. Contra uma cesta de moedas, o dólar ficou em 95,123 depois de ter passado por uma semana de duas horas.
Não ajudar o dólar foi uma nova crítica ao Federal Reserve do presidente dos EUA, Donald Trump, que disse à Fox Business Network: “Minha maior ameaça é o Fed”.
Trump recentemente castigou o banco central por elevar as taxas de juros.
“Embora esses nomes não devam significar nada em termos do que o Fed realmente faz, é um fator que enfraquece o sentimento em relação ao dólar”, disse Ray Attrill, diretor de estratégia de câmbio da NAB.
“É um fator contributivo, embora menor, para o fraco desempenho recente do dólar dos EUA”.
A ata da última reunião do Fed está prevista para quarta-feira e deverá mostrar que os formuladores de políticas continuam comprometidos com o aperto gradual.
Nos mercados de commodities, o ouro ficou próximo dos últimos 11 meses de alta, a US $ 1.223,18.
Os preços do petróleo subiram quando os dados da indústria mostraram um declínio surpreendente nos estoques de petróleo dos EUA. Também havia o risco de que a oferta de petróleo do Oriente Médio fosse interrompida por iminentes sanções dos EUA contra o Irã e crescentes tensões com o maior exportador da Arábia Saudita.
A Arábia Saudita está sob pressão desde que o proeminente jornalista saudita Jamal Khashoggi desapareceu depois de visitar o consulado saudita em Istambul.
O petróleo bruto norte-americano subiu 8 centavos, para US $ 72,00, enquanto o petróleo Brent adicionou 2 centavos a US $ 81,43 por barril.