Skip to content

Saiba por que e como fazer o Cartão do Cidadão

O cidadão brasileiro precisa ter, por força da lei e para usufruir de uma série de direitos e cumprir deveres, possuir um conjunto de documentos, como RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, dentre outros.

PUBLICIDADE

Mas além dessa documentação básica e essencial, há outros que são muito importantes e facilitam a vida de quem precisa usufruir de determinados benefícios e direitos. Estamos falando do Cartão do Cidadão.

O que é o Cartão do Cidadão?

O Cartão do Cidadão, como o próprio nome diz, é um cartão (confeccionado em material plástico, similar a um cartão bancário) que permite e facilita o acesso do cidadão brasileiro a uma série de serviços dos benefícios sociais e também trabalhistas. Ele pode ser usado nas agências e terminais de autoatendimento da CAIXA ou em canais de pagamento autorizados.

Crédito da imagem:Extra Globo/Reprodução

Se você foi demitido do seu emprego, por exemplo, e vai precisar sacar o FGTS e seguro-desemprego, você precisa ter em mãos o Cartão do Cidadão.

Sempre que você for sacar os juros ou abono do PIS, também utilizará esse cartão.

Quem possui direito ao Cartão do Cidadão?

Tem direito ao Cartão do Cidadão todo indivíduo que possui FGTS provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial, parcelas do Seguro Desemprego.

PUBLICIDADE

Com esse cartão, você facilita e agiliza as coisas, além de garantir uma segurança maior no processo de pagamento dos benefícios sociais do Governo Federal.

Caso você queira consultar saldo ou então o extrato do FGTS, saldo de cotas ou rendimento do PIS, quem possui ou não direito ao Abono Salarial e ao Seguro-Desemprego, não é preciso utilizar o Cartão do Cidadão. Esses serviços supra-citados podem ser efetuados direto no site da CAIXA.

Se por acaso você não tiver nenhum benefício a receber, benefícios esses pagos pela rede de atendimento da CAIXA, não vai ser possível solicitar o Cartão do Cidadão.

Como fazer para emitir o Cartão do Cidadão?

Caso você possua algum benefício social ou benefício trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão do Cidadão, você pode solicitar o seu por meio do telefone  0800-726-0207 ou então em qualquer agência bancária da CAIXA.

Para que você possa usufruir de um atendimento mais rápido e ágil, certifique-se de estar com o número do seu NIS em mãos.

Como obter a Senha Cidadão, para usar o Cartão do Cidadão?

A Senha Cidadão nada mais é do que a senha que você vai usar no seu Cartão do Cidadão, para poder receber o pagamento dos benefícios sociais geridos pela CAIXA, de modo bastante prático, como pontos de atendimento, lotéricas, terminais de autoatendimento, agências da CAIXA e correspondentes da Caixa.

Para efetuar a Senha Cidadão em uma lotérica, ligue para o canal telefônico Caixa Cidadão no número 0800 726 0207 e dirija-se para uma casa lotérica portando os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade;
  • Carteira de habilitação;
  • Carteira de trabalho;
  • Carteira funcional (emitida por repartições públicas ou órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que possua fé pública reconhecida por decreto);
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Passaporte

Você pode ainda fazer uma série de consultas usando o aplicativo da Caixa, que pode ser baixado para um celular smartphone ou tablet.