Skip to content

Inscrições para o FIES acabam no domingo. Saiba como se inscrever

jul 21, 2018

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) acaba agora nesse domingo, dia 22 de julho as inscrições para os candidatos ao referido crédito no segundo semestre desse ano. Serão oferecidas pelo menos 155 mil vagas. Ao menos 50 mil delas terão juro zero. Quem tiver interesse pode se inscrever pela Internet, no próprio site do programa.

Pode concorrer às vagas do Fies aqueles que efetuaram uma das edições do Enem a partir de 2010 e teve uma média igual ou superior a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação.

O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 27 deste julho, em uma chamada única. Os candidatos pré-selecionados necessitarão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 de julho e, em seguida, fazer o fechamento da contratação do financiamento.

PUBLICIDADE

No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não existirá lista de espera. Os candidatos restantes poderão manifestar interesse entre os dias 1 e 24 de agosto.

Passo a passo para se inscrever no FIES

Desde o ano de 2010, o FIES começou a operar em fluxo contínuo. Em outras palavras, o aluno pode requerer o financiamento em qualquer período do ano, conforme for a sua necessidade.

As inscrições serão realizadas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

PUBLICIDADE

Observe abaixo o passo a passo para se inscrever.

  • Inscrição no FIES Seleção

O primeiro passo para realizar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e fornecer os dados requeridos.

Em seu primeiro acesso, o estudante fornecerá seu número de CPF, data de nascimento, um endereço de e-mail válido e irá cadastrar uma senha que será usada sempre que ele acessar o Sistema.

Depois de informar os dados pedidos, o estudante vai receber uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro.

A partir desse momento, o estudante vai acessar o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, os dados do seu curso e da sua instituição.

  • Inscrição no SisFies

O estudante que for pré–selecionado necessitará acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 dias corridos, contados a partir da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

  • Validação dos dados

Depois de finalizar a sua inscrição no SisFIES, o estudante precisa efetuar a validação das suas informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em no máximo 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao término da sua inscrição.

A CPSA é o órgão encarregado, na instituição de ensino, pela validação das informações fornecidas pelo candidato no ato da inscrição.

Depois da validação das informações, o estudante, e se for o caso, os seu(s) fiador(es) precisarão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 dias, contabilizados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para que assim formalize a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante selecionará a instituição bancária, bem como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.