Skip to content

Como usar o PIS/Pasep e a restituição do Imposto de Renda de forma consciente e rentável?

Nos diversos noticiários, veicula-se informações pertinentes aos direitos dos cidadãos brasileiros para sacarem determinadas cotas e quantias em dinheiro, seja por causa do PIS, Pasep ou mesmo sobre a restituição do Imposto de Renda.

PUBLICIDADE

Mas o que muitos não fazem é um planejamento desse dinheiro extra. Ao cair na conta, as quantias para realizarem sonhos, pagarem dívidas, investirem e pouparem, simplesmente desaparecem para fins emergenciais.

Planos e metas

De acordo com o educador financeiro da DSOP Educação Financeira Roger Oliveira, os recursos devem ser usados de forma cautelosa e planejada.

Ao traçarem metas e objetivos, as motivações para realizá-las geram um efeito em cadeia, trazendo energia para continuarem a poupar, planejar e realizar.

Tais benefícios liberados pelo governo para os cidadãos, são apenas alguns, onde a maioria da população com mais de 60 anos têm direito a receber.

Outra dica valiosa do especialista é segurar os impulsos de consumo, ou seja, a vontade de gastar com coisas supérfluas tornarem-se realidade.

PUBLICIDADE

Quitação de dívidas e Investimento

O presidente da plataforma de finanças pessoais Renda Fixa, Francis Wagner, orienta a fazer a quitação de dívidas como as de cartões de crédito, cheque-especial no banco, e outras dívidas que demandam juros elevados oriundos do atraso do pagamento de contas.

Para quem procura uma reserva financeira, o presidente da plataforma de investimento digital, Monetus, Daniel Calonge, dá a dica para fazer investimentos no Tesouro Direto Selic, que segundo ele é uma boa opção a considerar, para aqueles que mantém as contas no azul.

 

 

Como saber se tenho direito à restituição do Imposto de Rendaou ao abono salarial do PIS/Pasep?

O auditor fiscal da Receita Federal Adilson Matos, orienta aos contribuintes consultarem o extrato da Declaração de Imposto de Renda diretamente no site da Receita Federal, pelo e-CAC, Centro de Atendimento do órgão.

Segundo o Fisco, os valores de restituição desse primeiro lote referentes ao exercício 2018, chegam a R$ 193 bilhões, para os moradores do Estado da Bahia.

São mais de 97 mil contribuintes aguardando a restituição. Serão pagos os lotes residuais para os que caíram na malha fina entre os anos de 2011 e 2017. O site de consulta é:

http://idg.receita.fazenda.gov.br/@@busca?SearchableText=restitui%C3%A7%C3%A3o+ir+

Já para as cotas do PIS, o saque da primeira etapa pode ser feito até dia 29 de junho. Têm direito os trabalhadores de setor privado, que tenham mais de 57 anos, contribuintes com o PIS até 04 de outubro de 1988, que não tenham resgatado todo o saldo.

Para conferir o direito ao abono do PIS:http://www.caixa.gov.br/beneficiostrabalhador/pis/Paginas/default.asp

E o Pasep será pago através do Banco do Brasil, seguindo as mesmas regras do PIS, porém para funcionários públicos. O benefício ficará disponível a partir do dia 08 de agosto de 2018: www.bb.com.br/pasep.

Especialistas pedem inteligência e prudência na hora de usar o dinheiro extra na conta. Seja para investir, poupar ou quitar dívidas, o importante é pensar no futuro, estabelecer objetivos reais e atingíveis hoje.