Skip to content
PUBLICIDADE

Caixa liberou saques do FGTS para quem nasceu em abril

PUBLICIDADE

A Caixa Econômica Federal deu prosseguimento à liberação dos valores relativos ao FGTS, no âmbito do programa de auxílio emergencial iniciado pelo governo para combater os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

Os valores liberados a partir desta segunda-feira (20) serão depositados diretamente um uma conta poupança digital criada em nome do trabalhador. É importante lembrar que, no início, os valores podem ser usados apenas para comprar virtuais, via cartão de débito.

A Caixa espera liberar até R$ 3,3 bilhões nessa nova etapa do programa. Os novos saques ocorrem em virtude do agravamento da pandemia e as dificuldades que têm sido encontradas para uma retomada econômica mais significativa.

PUBLICIDADE

Nem todo mundo recebe agora

É bom ficar sempre atento ao fato de que há um fracionamento dos pagamentos dos valores referentes ao FGTS. Assim, a Caixa tem realizado mês a mês pagamentos de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores.

Também para evitar aglomeração nas agências físicas. O trabalhador pode fazer uso do dinheiro por meio de transações digitais, antes de poder, efetivamente, sacar o valor em espécie.

PUBLICIDADE

Valores

Pode sacar o FGTS aquele trabalhador que tenha contas ativas ou inativas. O limite, entretanto, é de R$1.045,00 por trabalhador. No caso de o beneficiário possuir várias contas de FGTS, o dinheiro sairá primeiro daquelas inativas, pela com menor saldo.

Aprenda a usar a poupança digital

Com o valor já disponível na conta o trabalhador pode realizar compras em supermercados, farmácias, padarias e afins, usando cartão de débito ou Qr Code. Além disso é possível pagar boletos em geral, inclusive água, luz, gás e telefone.

Para os que nasceram em abril são duas datas para se prestar atenção. O dinheiro será creditado em conta em 20 de julho e já pode começar a ser utilizado para pagamentos digitais, como explicado acima.

Para quem quer sacar o dinheiro em espécie ou fazer uma transferência para outra conta bancária, entretanto, será preciso aguardar até o dia 5 de setembro. Somente aí será possível resgatar o dinheiro nos caixas eletrônicos, por exemplo.