O Programa Universidade para todos (Prouni) é um programa do Governo Federal, criado em 2004, para conceder bolsas de estudo parciais e integrais, bem como cursos sequenciais de formação específica de graduação superior.
Requisitos para participar do Prouni
Ter concluído o Ensino Médio em Escola Pública ou ter estudado em escola particular com bolsa integral; Professores da Rede Pública e portadores de deficiência podem se inscrever independentemente de onde tenham estudado;
Não ter zerado na redação do Enem e ter feito pelo menos 450 pontos nas provas objetivas; para conseguir a bolsa integral, a renda familiar deve ser de até um salário mínimo e meio, e para bolsa parcial a renda familiar dever ser de até três salários mínimos.
Passo-a-passo para fazer a inscrição
Para começar, acesse o site do Prouni:http://www.siteprouni.mec.gov.br/inserindo seu número de inscrição e sua senha do Enem do ano anterior. Se não se lembra da senha, clique em recuperar senha/inscrição no site.
Feito o login, o sistema do Prouni pedirá confirmação dos dados do candidato, importando informações relativas ao ano anterior. Confira se os dados estão corretos e atualizados.
Próximo passo é responder a um rápido questionário no site, indicando qual a sua cor, raça, se possui alguma deficiência, em que escola pública ou particular cursou o ensino médio e se é um professor da rede pública.
O sistema pedirá para informar se o candidato possui alguma matrícula em algum curso superior da rede pública gratuita (pelo Sisu, por exemplo), ou se a matrícula está trancada em algum curso de Universidade não-paga.
No quarto passo, é necessário preencher dados sobre a renda total da família, e de cada integrante que trabalha e sua respectiva remuneração. Se você mora sozinho, apenas informe a renda recebida e prossiga.
O sistema irá calcular imediatamente, e emitir o resultado do valor da renda familiar por pessoa. Caso queira editar alguma informação a página disponibiliza essa opção.
O quinto passo é escolher o curso superior que quer fazer na própria cidade, ou em outra localidade. A página fornecerá opções de Universidades que possuam o curso desejado.
O sexto passo é conferir os dados do curso, e possui a opção de excluir ou editar a qualquer momento essas informações pelo site, sendo válidas as últimas preenchidas e salvas, até o dia do encerramento das inscrições.
Os selecionados serão aqueles que tiveram maior nota no Enem em 2017, e transcorrido cerca de uma semana, o resultado para a primeira chamada deve sair, e o estudante deve comparecer à Universidade escolhida para comprovar os documentos fornecidos na inscrição do Enem.
Se todas as vagas do Prouni não forem preenchidas, iniciará a segunda chamada, e depois a Lista de espera. Quem tiver inscrição no Sisu e no Prouni, deve escolher apenas uma das opções.
Alguns cursos possuem diversas opções de bolsas de estudo, as principais graduações passíveis de fornecê-las são: Direito, Administração, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Contábeis, Fisioterapia, Engenharia, Serviço Social e outros 185 cursos superiores.