A Covid-19 vem causando uma tragédia humanitária no Brasil e no mundo. Milhares de pessoas estão perdendo a vida todos os dias. Com o colapso na saúde, falta de vacinas e de distanciamento social, o número de morte aumenta exponencialmente o que provoca a sobrecarga dos serviços funerários.
Este cenário caótico não é vivido apenas no Brasil, entretanto, neste momento a OMS – Organização Mundial de Saúde, acredita que o país é o maior foco de Covid-19 e que a pandemia está descontrolada.
Nas últimas horas um vídeo viralizou nas redes socais, nas imagens é possível ver uma família empurrando uma maca hospitalar com o corpo de homem que morreu vítima da Covid-19.
O caso aconteceu na Colômbia, a família de Ramón Eliécer Quintero Quinchilla, de 59 anos, quebraram a porta do hospital, acessaram o necrotério da unidade de saúde, arrombaram o portão dos fundos do local e saíram correndo para levar o corpo até um cemitério local onde foi sepultado.
Os filhos da vítima afirmaram que não deixariam o pai sem um sepultamento cristão e invadiram o hospital por desespero. Os parentes de Ramón afirmaram que ele não morreu com Covid-19, mas de um problema respiratório. O que foi desmentido pela unidade de saúde, o homem foi diagnosticado com Covid-19 e que o corpo não foi liberado de maneira rápida pois esperava a preparação correta do corpo seguindo as medidas sanitárias.
Todas as pessoas que tiveram contato com o corpo podem ter se contaminado. A família afirmou que vai fazer uma vaquinha para pagar os estragos do hospital. Confira os vídeos:
Este es el momento en el que los familiares del difunto, Ramón Eliecer Quintero, sacaron sus restos, de manera violenta, de las instalaciones del Hospital San Rafael de Fundación, Magdalena, donde recibía asistencia médica. pic.twitter.com/zPjd3RxMrO
— Conexión Magdalena (@conexionmagdale) April 8, 2021
EN #Fundación familiares sacan a la fuerzo cadáver del hospital San Rafael. Rechazan muerte por #COVIDー19 @fuego1019fm @HaroldYanesR @opinioncaribe @jgesquea @MinSaludCol @MagdalenaGober pic.twitter.com/M5yZuLjgjO
— Juan Guzmán (@jualguz68) April 8, 2021
Como Gobernador del Magdalena rechazo los actos vandálicos perpetrados en la mañana de hoy por familiares de un paciente fallecido a las 5am en Hospital San Rafael, Fundación. Condenamos cualquier tipo de violencia contra las instituciones y el personal médico y asistencial. pic.twitter.com/0Vfv8m2jbp
— Carlos Caicedo (@carlosecaicedo) April 8, 2021
Via: extra.globo.com