A preocupação com a alimentação é uma das pautas mais importantes quando o assunto é o cuidado com a saúde. Por isso cada vez mais a atuação dos profissionais da área da nutrição ganha relevância.
E como hoje em dia a internet é um meio bastante influente no cotidiano das pessoas, é compreensível (e até recomendável) que muitos profissionais da área utilizem blogs, sites e outros canais na web para interagirem com o seu público.
Criar um blog ou um site é uma excelente iniciativa para dar dicas sobre alimentação saudável, bem como divulgar receitas e cardápios especiais. Não por acaso, vários profissionais e clínicas de nutrição dão importância para a presença online.
A importância da hospedagem do seu site
Na hora de criar um site é importante estar atento para a hospedagem e também para o domínio.
O domínio do seu site é o seu endereço na web. Optar por um bom nome de domínio facilita que o site seja encontrado mais facilmente pelo público de leitores.
Além disso, no caso de um site com conteúdo referente a área de nutrição, a extensão (ou seja, as três letras que acompanham o nome do seu site) destacam o tipo de tema que o seu site vai apresentar.
Há extensões (que também podem ser chamadas de TLDs) bem comuns, como a “.com” e a “org”. No caso de um site sobre nutrição a TLD recomenda é a “.ntr”.
Se o domínio é importante, o mesmo vale para a hospedagem de sites. Esse serviço é o servidor onde o seu site vai ficar hospedado. Um blog ainda iniciante e com poucas postagens pode contar com a hospedagem compartilhada, que é a ideal para projetos menores.
Por outro lado, sites maiores e mais completos, recomenda-se que contem com serviços mais robustos de hospedagem, tais como a Cloud ou uma hospedagem VPS.
A criação do seu site sobre Nutrição
Felizmente, quando nos dias de hoje alguém fala em criar um site, não é necessário se aprofundar nas complicadas linguagens de programação.
WordPress, Joomla! e o Webnode são alguns exemplos de plataformas amigáveis e que possibilitam uma construção rápida e prática do seu espaço na internet.
Com uma plataforma devidamente escolhida, com a presença de um serviço de hospedagem e um domínio registrado, é importante então definir como será o aspecto visual do seu projeto. Vamos ver algumas dicas abaixo.
Não se esqueça do design responsivo
Diante da popularidade de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, é fundamental que o seu site possa ser bem visualizado nesses dispositivos. E é aí que o design responsivo surge para salvar o dia.
Ele permite que o layout do seu site seja adequado tanto para desktop como para os dispositivos móveis.
Imagine o usuário que vai acessar o seu site para ver as vantagens dos vegetais na sua alimentação. Se ele acessar pelo smartphone e o site não contar com o design responsivo, certamente a experiência de navegação dele não será agradável.
É bem provável que você perca uma boa parcela de leitores por causa desse detalhe. Por isso, não subestime a presença do design responsivo.
Atenção na organização dos elementos visuais
Na hora de criar o seu site, pense em facilitar ao máximo a navegação do usuário. Por isso, distribua os links de maneira organizada, levando em conta a hierarquia dos assuntos abordados.
Links com informações relevantes sobre “quem somos” e “entre em contato” merecem ficar em destaque.
Além disso, em se tratando de site sobre nutrição, é importante também manter em destaque links para detalhes relevantes como, por exemplo, tabelas que indicam as calorias dos alimentos.
Como deve ser a fonte e as cores
Por se tratar de um site sobre nutrição, que é da área da saúde, é interessante deixar predominar as cores mais frias e sóbrias, como o branco e o azul claro. O verde também é uma boa dica.
Já quanto à fonte, ela pode ser uma fonte sem serifa, ou seja, que são aquelas fontes desprovidas daqueles pequenos traços e prolongamentos nas suas extremidades.
As fontes sem serifa normalmente transmitem um visual moderno e também mais “limpo”, que facilita muito a leitura online. A Helvetica, a Arial e a Verdana são alguns exemplos.
É importante também evitar utilizar mais de dois tipos diferentes de fonte, pois isso pode dificultar o processo de leitura. Nesse caso, utilize uma fonte para o texto e outra diferente para destacar os títulos.
Conclusão
Qualquer profissional ganha muito mais credibilidade quando investe na sua presença online.
Utilizar canais da web para se comunicar com o seu público, como site, blog, vídeo e redes sociais, permite que o profissional se torne uma referência na sua área de atuação.
Portanto, quem atua como nutricionista também pode utilizar um site para obter várias vantagens na hora de interagir com o seu público.