Skip to content
PUBLICIDADE

Lavrov diz que a Rússia quer aumentar a segurança das companhias aéreas com o Egito

PUBLICIDADE

(Por REUTERS)

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse no sábado que seu país está ansioso para trabalhar com o Egito para aumentar a segurança das companhias aéreas, três anos depois de um ataque a bomba ter matado mais de 200 turistas.

Em uma coluna publicada no jornal estatal egípcio al-Ahram, antes de uma visita do presidente Abdel Fattah al-Sisi a Moscou na próxima semana, Lavrov elogiou o que descreveu como uma “parceria multifacetada” com o Egito.

PUBLICIDADE

“É importante hoje continuar com os esforços conjuntos que visam apoiar a segurança dos cidadãos de ambos os países, inclusive a bordo de aviões”, disse Lavrov em um comentário publicado em árabe.

Comentários semelhantes apareceram na agência de notícias russa TASS.

PUBLICIDADE

A Rússia suspendeu o tráfego aéreo civil para o Egito em outubro de 2015, depois que militantes islâmicos detonaram uma bomba em um vôo russo da Metrojet partindo do resort turístico de Sharm el-Sheikh, matando todas as 224 pessoas a bordo.

 

Desde então, o Egito permitiu que especialistas russos inspecionassem suas medidas de segurança nos aeroportos várias vezes, e os dois países assinaram um acordo que cobria a segurança da aviação civil.

Os voos entre Moscou e Cairo foram retomados em abril, mas o Egito espera garantir o retorno dos vôos russos para os resorts do Mar Vermelho.

O bombardeio e a suspensão russa foram golpes para a indústria turística do Egito, uma fonte importante de moeda forte, juntamente com as remessas dos egípcios no exterior e as receitas do Canal de Suez.

A indústria tem lutado após a revolta desencadeada por uma revolta de 2011 que acabou com o governo de 30 anos de Hosni Mubarak.

Sisi, que se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, várias vezes desde que se tornou presidente em 2014, deve visitar a Rússia na quarta-feira.

A Rússia é um importante parceiro comercial do Egito, que é um dos principais aliados regionais dos EUA e o país mais populoso do mundo árabe.

Lavrov disse que as relações entre a Rússia e o Egito são fortes, observando um comércio anual de US $ 6,5 bilhões entre os dois países.

A Rússia assinou no ano passado um acordo com o Egito para construir uma usina nuclear em Dabaa e outro acordo no início deste ano para estabelecer uma zona industrial perto do Canal de Suez.