Skip to content
PUBLICIDADE

Pompeo diz que teve um bom encontro com Kim da Coréia do Norte, mas muita coisa ainda precisa ser feita

PUBLICIDADE

(Por REUTERS) O líder norte-coreano Kim Jong Un e o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, concordaram em organizar uma segunda cúpula de líderes “o mais rápido possível” e discutiram o possível monitoramento dos EUA sobre os passos de Pyongyang em direção à desnuclearização, disse o gabinete presidencial da Coréia do Sul neste domingo.

Reprodução/REUTERS

Pompeo disse que sua mais recente viagem a Pyongyang, na quarta viagem, foi “mais um passo adiante” para a desnuclearização e que ele teve uma “conversa boa e produtiva” com Kim, mas mais precisava ser feito.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, conversou com Pompeo em Seul depois que o principal diplomata dos EUA se reuniu com Kim por mais de três horas durante uma curta viagem a Pyongyang, cujo objetivo era romper um impasse nas negociações nucleares.

PUBLICIDADE

Pompeo disse que ele e Kim discutiram as medidas de desnuclearização a serem tomadas pelo Norte e a questão do monitoramento das ações pelo governo dos EUA, que Washington considera vital, bem como as medidas que os Estados Unidos conduziriam em troca, disse o gabinete de Moon.

Pompeo e Kim também concordaram em formar um grupo de trabalho “em uma data antecipada” para discutir o processo de desnuclearização e a segunda cúpula, proposta por Kim ao presidente dos EUA Donald Trump em uma carta no mês passado, segundo o secretário de imprensa Yoon Young-chan.

PUBLICIDADE

“O secretário Pompeo disse que ele e o presidente Kim concordaram que realizarão a segunda cúpula entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte o mais rápido possível”, disse Yoon em um comunicado.

“Os dois lados também concordaram em continuar as discussões para decidir sobre o momento detalhado e a localização da segunda cúpula.”

Enquanto Seul parecia otimista, Pompeo deu um tom mais cauteloso.

“Como o presidente Trump disse, há muitos passos ao longo do caminho e nós pegamos um deles hoje”, disse Pompeo a Moon. “Foi outro passo em frente. Então, isso é, penso eu, um bom resultado para todos nós ”.

Trump parecia esperançoso no domingo.

“@SecPompeo teve um bom encontro com o Presidente Kim hoje em Pyongyang. Progresso alcançado nos acordos da Cimeira de Singapura! Estou ansioso para ver o Presidente Kim novamente, em um futuro próximo ”, Trump twittou.

Moon expressou a esperança de que a viagem de Pompeo e o segundo encontro proposto entre Kim e Trump fariam “progressos irreversíveis e decisivos em termos de desnuclearização, assim como o processo de paz”.

Moon teve sua terceira cúpula com Kim no mês passado em Pyongyang, que foi parcialmente planejada para ajudar a salvar as negociações entre Pyongyang e Washington, depois que Trump cancelou a planejada visita de Pompeo ao norte no final de agosto, alegando falta de progresso.

Um funcionário dos EUA que fazia parte da delegação de Pompeo disse que a viagem foi “melhor que a da última vez”, mas acrescentou: “Vai ser um longo caminho”.

Kim prometeu trabalhar para a desnuclearização durante a cúpula de Cingapura, mas as ações de Pyongyang, desde então, ficaram aquém das demandas norte-americanas por medidas irreversíveis para abandonar seu arsenal.

Em seu último encontro com Moon, ele expressou disposição para permitir observações externas de importantes instalações de mísseis e, pela primeira vez, “descontinuar” permanentemente o principal complexo nuclear da Coréia do Norte em Yongbyon.

Mas o acordo inter-coreano, mais uma vez, fracassou em estipular quaisquer planos exigidos pelos Estados Unidos, como declarar uma lista de suas armas nucleares, instalações e materiais, ou um cronograma concreto para a desnuclearização.

Seul quer manter o diálogo em andamento, com o ministro das Relações Exteriores, Kang Kyung-wha, sugerindo que Washington demore a garantir a lista, que segundo ela “tomaria muitas idas e vindas” e concordaria em terminar formalmente a Guerra da Coréia de 1950 a 1953. por um desligamento de Yongbyon.