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Facebook e empresas financeiras brigam por anos a respeito de acesso a dados de usuários

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(Por The Wall Street Journal)

O Facebook Inc. FB -0,06% vinha discutindo com as empresas financeiras sobre seu acesso às informações financeiras confidenciais dos usuários há anos, muito antes de a empresa de mídia social ser criticada por seu tratamento de dados pessoais.

No ano passado, a empresa de mídia social pressionou empresas financeiras pela capacidade de usar dados de clientes que circulam na plataforma Messenger para uma série de finalidades, incluindo publicidade, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto e documentos revisados ​​pelo The Wall Street Journal. . Preocupados com a privacidade, várias empresas negociaram acordos sob medida que limitavam a forma como o Facebook podia usar qualquer informação financeira que passasse por seus servidores.

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As negociações destacam um dilema enfrentado pelo Facebook, que equilibra sua necessidade de dados detalhados do usuário para melhor direcionar os anúncios e aumentar o envolvimento do usuário com as preocupações sobre a melhor forma de lidar com as informações pessoais mais sensíveis dos usuários. É uma questão que assumiu nova importância após o alvoroço dos laços do Facebook com a empresa de análise política Cambridge Analytica, que acessou informações sobre até 87 milhões de usuários da rede de mídia social sem o seu consentimento.

Nos últimos meses, o Facebook tomou medidas para dar aos usuários mais controle sobre o enorme cache de dados que coleta. No início deste ano, a empresa mudou sua política de privacidade para explicitar mais claramente como ela lida com dados de publicidade e de usuários. Em abril, antes que a União Européia começasse a aplicar a lei de privacidade do Regulamento Geral de Proteção de Dados, o Facebook pediu aos usuários que revisassem informações sobre os diferentes tipos de publicidade.

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“Como muitas empresas on-line, fazemos parcerias com instituições financeiras para melhorar as experiências de comércio das pessoas, como permitir melhor atendimento ao cliente, e as pessoas optam por essas experiências”, disse a porta-voz do Facebook, Elisabeth Diana. “Nós enfatizamos aos parceiros que manter as informações das pessoas seguras e protegidas é essencial para esses esforços. Essa tem sido e sempre será nossa prioridade ”.

Ela disse que o Facebook não usa dados financeiros do consumidor para a chamada segmentação de anúncios ou coloca anúncios em frente a públicos específicos.

A posição de negociação do Facebook com as empresas financeiras evoluiu ao longo dos anos, indo desde afirmar a propriedade de todos os dados que passam por seus servidores até, mais tarde, permitir que as empresas financeiras restringissem seu uso das informações. Vários dos acordos foram negociados antes da conferência de desenvolvedores do Facebook 2017, quando mais de uma dúzia de empresas em vários setores, incluindo serviços financeiros, lançaram serviços no Messenger.

Antes do lançamento, a política de privacidade do Facebook dizia “usamos todas as informações que temos sobre você para mostrar anúncios relevantes”.

Em conversas com a American Express Co. em 2016, executivos do Facebook disseram que queriam usar dados individualizados de gastos com cartões que passam pelo Facebook para uma variedade de propósitos, de acordo com uma pessoa a par do assunto. Isso permitiria que eles usassem os dados para a segmentação de anúncios, disse a pessoa.

 

As empresas estavam discutindo o lançamento de um bate-papo AmEx no Facebook que enviaria alertas no nível da transação para os portadores de cartões da AmEx nos EUA que se inscrevessem para o serviço. Esses alertas funcionam como recibos de compra que informam aos portadores de cartões quando o cartão AmEx foi usado para fazer uma compra.