(Por The New York Times)
O Facebook tem sido criticado nos últimos anos por revelações de que sua tecnologia permitia que os proprietários discriminassem com base na raça e que os empregadores discriminassem com base na idade. Agora, um grupo de pessoas à procura de emprego está alegando que o Facebook ajuda os empregadores a excluir candidatas do recrutamento de campanhas.
Os candidatos a emprego, em colaboração com a Communications Workers of America e a American Civil Liberties Union, estão fazendo uma denúncia na terça-feira contra a Facebook Igualdade de Oportunidades Iguais de Trabalho e 9 empregadores.
Os empregadores parecem ter usado a tecnologia de segmentação do Facebook para excluir as mulheres dos usuários que receberam seus anúncios, o que destacou as aberturas de vagas como motorista de caminhão e instalador de janelas. As acusações foram feitas em nome de todas as mulheres que procuraram emprego no Facebook durante aproximadamente o ano passado.
Debra Katz, uma advogada empregada em Washington que não está envolvida no caso, disse que as campanhas publicitárias parecem violar a lei federal, que proíbe empregadores e agências de emprego como recrutar firmas de discriminar com base no gênero, entre outras categorias. Algumas leis estaduais também proíbem a cumplicidade e a discriminação.
“Isso parece muito notório”, disse Katz, especializada em levar casos de discriminação. Ela disse que a tecnologia do Facebook se assemelha a uma agência de empregos. “O fato de eles estarem usando essa ferramenta para facilitar a discriminação não envolve nem o setor de contratação nem o Facebook”.
Joe Osborne, um porta-voz do Facebook, disse: “Não há lugar para discriminação no Facebook; é estritamente proibido nas nossas políticas. Estamos ansiosos para defender nossas práticas, uma vez que tenhamos a oportunidade de rever a queixa ”.
Os advogados envolvidos no caso disseram que descobriram a segmentação supervisionando um grupo de trabalhadores que realizaram buscas em suas contas do Facebook e clicaram em uma variedade de anúncios de emprego. Para cada anúncio, os candidatos a emprego abriram uma divulgação padrão do Facebook explicando por que a receberam. A divulgação dos anúncios problemáticos dizia que os usuários os recebiam porque eram homens, geralmente entre uma certa idade e em um determinado local.
Por exemplo, a divulgação no Facebook de um anúncio da Nebraska Furniture Mart do Texas, buscando membros da equipe para “montar e preparar mercadorias para entrega”, disse que a empresa queria alcançar homens de 18 a 50 anos que morassem ou estivessem perto de Fort Worth. Os advogados e sua equipe coletaram os anúncios entre outubro de 2017 e agosto de 2018.
O New York Times contatou três dos empregadores para perguntar sobre as alegações. Dois deles, Renewal by Andersen, que vende e instala janelas e portas, e Defenders, que vende e instala sistemas de segurança doméstica, não quis comentar. Nebraska Furniture Mart não respondeu.
Em princípio, as empresas poderiam ter simultaneamente anúncios semelhantes para as mulheres, mas eles não parecem ter feito isso, de acordo com os advogados envolvidos. Alguns admitiram que eles haviam dirigido os anúncios apenas para homens, e alguns prometeram parar de fazê-lo, de acordo com Peter Romer-Friedman, advogado da Outten & Golden, um dos advogados do caso.